PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Caneças, Odivelas


Exposição de motivos
É preciso que os jovens aprendam o significado de democracia e se combatam os preconceitos em relação às situações que não conhecemos, que nos são estranhas e que devemos aceitar como legítimas. As pessoas são diferentes, têm formas diferentes de ser, de viver e de estar diferentes e não as devemos discriminar por isso. Viver em democracia é aceitar a diferença e valorizar a dignidade humana. Para isso temos que aprender a respeitar. As minorias têm tantos direitos quanto as minorias e os seres humanos são merecedores de respeito.


Medidas Propostas
  1. Promover uma cultura do respeito cívico e democracia entre os jovens e, uma vez que não há controlo sobre a educação doméstica, há que apostar na inclusão nas aulas de cidadania desde o pré-escolar como forma de prevenção e controlo da discriminação;
  2. Ações de consciencialização para a humanização das situações de precariedade devido a contextos alheios aos afetados (guerras, fome decorrente de secas, cheias, terramotos ou outros fenómenos naturais e políticos) e esclarecer as populações de que os fenómenos sazonais de pobreza ou precariedade podem acontecer a todos os humanos
  3. Criar “caixas de correio” anónimas onde pudessem ser depositadas denúncias de atentados à inclusão (desrespeitos, assédios, agressões, violações de direitos humanos e outros), ou seja, de todas as formas de discriminação negativa e penalizadora dos cidadãos;