PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Stª Doroteia


Exposição de motivos
Na sequência do momento celebrativo que os 50 anos do 25 de abril constitui, consideramos bastante relevante olhar para um dos grandes meios de defesa da democracia e do respeito pela diversidade – a escola. Com efeito, é fundamental um olhar mais atento para o ambiente escolar, escutando Professores, Alunos e Não Docentes, para melhor definir os caminhos que devemos percorrer para uma escola cada vez mais plural e participativa. O que podemos fazer, então, para responder a este desafio?
Primeiramente, consideramos essencial a divulgação de informação e o aumento da literacia sobre temáticas estruturantes para uma cidadania ativa entre os jovens, para que, no futuro, possam tomar decisões conscientes e que contribuem para a comunidade em que estão integrados. Com efeito, a dinamização de atividades planificadas em torno deste objetivo não deverá ser circunscrita à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, mas deverá ser antes uma finalidade concreta de várias disciplinas curriculares. Só conseguiremos Alunos mais participativos, e figuras interventivas na sociedade, se existir uma aposta em conteúdos que fomentem uma aproximação com a sua realidade, como é o caso da literacia financeira e política e/ou o respeito pelo Outro.
Paralelamente, é fulcral que ninguém fique excluído deste contexto educativo. Na verdade, cada vez mais existem jovens com condições específicas não só de problemas físicos e/ou mentais, como também de dificuldades académicas. É importante uma visão mais ampla da escola como um todo, contemplando a multiplicidade dos seus intervenientes e a interação entre os mesmos. É fácil pensar em medidas para o Aluno padrão, mas … e para os outros? Há muitas escolas que não têm condições para acolher a diferença, para promover a igualdade entre a comunidade educativa. Por isso, é necessário implementar medidas de apoio para Alunos com necessidades educativas, não só dando continuidade às que já existem, mas essencialmente recorrendo a parcerias com entidades locais, a fim de favorecer uma resposta mais eficaz e imediata.
Na verdade, nada disto será possível sem os Professores. Se estivermos atentos à opinião pública, constatamos que esta profissão é cada vez menos apelativa. São muitas as horas de trabalho, dentro e fora das escolas, com salários que não refletem esta dedicação. É fundamental proporcionar melhores condições de trabalho aos Professores, o que poderá passar por uma valorização da carreira docente e até por compensações monetárias que a tornem mais atrativa.
Por fim, destacamos o papel que as escolas desempenham na defesa e promoção da democracia e do desenvolvimento de cidadãos ativos, tolerantes e agentes de transformação da realidade.


Medidas Propostas
  1. Reforçar o estudo de temas pertinentes para uma cidadania ativa entre os jovens, com atividades dinamizadas não só em Cidadania e Desenvolvimento, mas em todas as disciplinas curriculares.
  2. Oferecer melhores condições de trabalho aos Professores.
  3. Implementar medidas de apoio para alunos com necessidades educativas através de parcerias com entidades locais.