PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Real Colégio de Portugal


Exposição de motivos
Para uma escola ser verdadeiramente democrática deve incentivar a igualdade de oportunidades, uma das causas do 25 de Abril que deveria ser sentida por todos os alunos no seu quotidiano. Este princípio é fundamental para a construção de uma sociedade justa e democrática.

A adolescência é um período da vida de um jovem marcado pela descoberta do mundo que o rodeia. Durante esse processo são várias as situações com que os jovens se deparam, muitas delas criando uma vontade de mudança. Na Escola, esse processo também ocorre e deve ser aproveitado para estimular nos jovens a sua capacidade participativa.

A escola é um espaço onde todos passamos boa parte do nosso dia e ter acesso a uma escola de qualidade é um direito fundamental e foi uma das grandes causas de Abril com a democratização do ensino. O Serviço de Refeitório é essencial à qualidade de uma escola, pelo que consideramos muito importante que se saiba a opinião de todos os alunos sobre as refeições na escola.


Medidas Propostas
  1. Propomos que as escolas, através do Ministério da Educação, passem a fornecer a todos os alunos um cartão livre-passe de acesso gratuito à cultura.
  2. Propomos a criação de um Conselho Geral de Alunos que reúna uma vez por período. Nesse Conselho, serão debatidos todos os temas que os alunos considerem importantes na sua vida escolar, sendo as suas conclusões apresentadas às Direções das escolas através de representantes dos alunos.
  3. Propomos a criação de ementas participativas através de uma aplicação criada para as escolas, onde cada aluno pode sugerir ementas variadas de alimentação regular, dieta, vegetariana e vegana, bem como avaliar a qualidade das refeições servidas.