PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Marista de Carcavelos


Exposição de motivos
1. Criação de um Site a nível nacional, gerido por um Organismo Governamental que gira e alimente o mesmo com frases motivacionais/do dia, atividades para consciencializar as pessoas quanto à problemática do tema do Parlamento dos Jovens deste ano, etc… Achamos que esta medida é importante para apoiar jovens que procurem refúgio na internet ou gabinetes de psicologia que queiram usar os conteúdos do site no apoio aos jovens;

2. Criação da “Bandeira Plural e Inclusiva” (à semelhança do projeto e da bandeira EcoEscolas), suportada pela organização de debates com especialistas sobre os temas escolhidos pelos alunos. A mesma serve como reconhecimento do trabalho realizado pelos alunos e pelas escolas no âmbito de uma evolução no acolhimento e proteção dos jovens em meio escolar. Pensamos que esta proposta pode ser importante, uma vez que facilitaria a integração de certos alunos em ambiente escolar, dado que os pais dos mesmos veriam a escola como segura, protetora e plural;

3. Criação de um currículo cívico tendo por base a realização de projetos sociais, que coloquem os alunos diretamente em contacto com comunidades de pessoas oriundas de outros países ou que faça com que os alunos pesquisem e procurem saber mais sobre o tema, apresentando todas as dificuldades que alguns imigrantes passam. Se alguns estudantes tiverem colegas que passaram por esta situação e acharem pertinente apresentar a sua história, podem fazê-lo livremente. Achamos que é uma medida válida, porque, ao serem apresentados testemunhos/relatos de situações da vida de pessoas que atravessaram diversas dificuldades ao nível da integração no nosso país, o público-alvo (jovens e alunos das turmas envolvidas) ficará decerto mais sensibilizado, consciencializando-se dos problemas do quotidiano de alguns habitantes em Portugal.


Medidas Propostas
  1. Criação de um Site relativo à problemática do tema do Parlamento dos Jovens deste ano.
  2. Criação da “Bandeira Plural e Inclusiva”.
  3. Criação de um currículo cívico.