PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria


Exposição de motivos
As medidas propostas para esta edição do programa Parlamento dos Jovens consideramos que são cruciais na construção de uma sociedade educacionalmente enriquecedora e socialmente justa. Ao trazer à luz a necessidade de promover a integração de alunos estrangeiros, estimular a consciência democrática e instituir a prática de competências práticas, como gestão orçamentária e primeiros socorros, buscamos não apenas refletir os ideais de liberdade e participação que o 25 de abril simboliza, mas também pavimentar o caminho para uma escola verdadeiramente plural, participativa e inclusiva.
Cada medida proposta é delineada com o propósito de fortalecer os laços sociais, fomentar o respeito à diversidade e capacitar os jovens para serem agentes ativos na construção de uma sociedade que honra os princípios democráticos e celebra a riqueza da diferença. Ao considerar o contexto histórico do 25 de abril e suas implicações para o presente e futuro, visamos não apenas homenagear os valores conquistados, mas também assegurar que a educação seja um veículo de transformação, preparando os jovens para um papel ativo na construção de um futuro mais inclusivo e participativo.


Medidas Propostas
  1. Criação de módulos de integração para os alunos estrangeiros com o tempo mínimo previsto de um trimestre e a prioridade principal dos módulos ser a integração do aluno estrangeiro.
  2. Implementar a obrigatoriedade do tema "Instituições e Participação Democrática" na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a finalidade de incutir aos estudantes o conhecimento do funcionamento das instituições democráticas de modo a formar cidadãos ativos que participem conscientemente.
  3. Introduzir nas disciplinas já existentes temas como a gestão de um orçamento, empréstimos e a logística por trás deles de forma teórica no ensino básico e prática no ensino secundário. Outro tema abordado seria os primeiros socorros, numa vertente prática a partir do 3º Ciclo até ao final do ensino obrigatório.