PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande


Exposição de motivos
A democratização do ensino que o 25 de abril proporcionou foi fundamental para a redução da desigualdade de oportunidades existente entre diferentes classes económicas, porém, neste momento assistimos à chegada de um número muito elevado de imigrantes ao nosso país, alguns dos quais sem o material básico para o dia-a-dia na escola. Por outro lado, as condições de participação ativa na vida escolar passam, não apenas pelas condições materiais, mas também pelas psicológicas, para que os alunos se possam concentrar a 100% na procura do sucesso escolar.
Entendemos também que a escola não se deve restringir ao ensino das diferentes matérias curriculares, devendo ter um papel importante na promoção de uma cidadania ativa dos seus alunos.


Medidas Propostas
  1. Criação de um “Banco Escolar”, que disponibilize aos alunos mais carenciados o acesso a material escolar de forma ainda mais económica do que existe atualmente.
  2. Combate ao bullying com a criação de um formulário online e divulgação do mesmo através de afixação de um código QR em pontos estratégicos das escolas, de forma a que todos possam facilmente expor/denunciar casos de bullying de forma anónima, permitindo assim uma intervenção mais rápida na resolução destas situações.
  3. Promoção da cidadania e da integração de novos alunos nas escolas, através da oferta de várias opções de voluntariado, como: apadrinhamento de alunos recém-chegados à comunidade e à escola (2 padrinhos para cada afilhado); idas a lares de idosos e/ou centros de dia; colaboração com associações de animais.