PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Caranguejeira - Santa Catarina da Serra, Leiria


Exposição de motivos
Os alunos do 3º ciclo da Escola Básica Santa Catarina da Serra do Agrupamento de Escolas Caranguejeira – Santa Catarina da Serra - Leiria, analisaram a temática proposta, recorrendo a pesquisas e leitura autónomas e orientadas sob a supervisão da coordenadora do Programa, tendo-lhes sido possível estabelecer uma cronologia relativa às alterações ocorridas nos últimos 50 anos. Todo este processo de preparação e conhecimento sobre a temática, culminou com um Debate especial com a vinda da SRª Deputada da Assembleia da República, Olga Silvestre.
Os discentes informados e sensibilizados para o atual estado da Educação, consideram premente que haja alterações e adequações ao currículo académico com a introdução de disciplinas direcionadas para sua vida ativa, aliando a teoria à prática.
Consideram, igualmente importante, a pertinência da sua participação, nos assuntos relacionados com a Educação, querendo ser ouvidos no que diz respeito à redução de tempos letivos do seu horário escolar, possibilitando uma melhoria na qualidade da vida atual dos jovens, proporcionando a existência de mais momentos de estudo autónomo e de lazer, tanto para alunos como professores. Deste modo, consideram que o Estado e a Sociedade Civil deverão assegurar o direito inalienável à Educação Universal, promovendo e criando mecanismos concretos que deverão ir ao encontro das suas necessidades que invocam neste Programa.
Necessidades essas que visam também, a melhoria das instalações escolares, com a renovação de materiais obsoletos e/ou degradados (que põem em causa a segurança e bem-estar dos alunos), o reforço da Rede Digital, por forma a contribuir para uma maior literacia na área e para um incremento e desenvolvimento das capacidades informáticas dos jovens, tendo em conta os desafios do Futuro.


Medidas Propostas
  1. Reformulação do Currículo Nacional, com a introdução de disciplinas mais práticas, direcionadas para as necessidades atuais dos estudantes, promovendo uma maior preparação dos jovens para a entrada no mundo do trabalho, próxima da realidade laboral dos nossos dias, com o reforço de competências específicas adquiridas nas componentes teórico-prática e comportamentais.
  2. Diminuição da carga horária letiva, que irá, sem dúvida, proporcionar a existência de mais momentos de estudo autónomo e de lazer, tanto para alunos como professores.
  3. Melhoria das instalações escolares, através da substituição de materiais obsoletos/ danificados, que poderão por em causa a segurança de todos, no espaço escolar, aliada a um reforço da Rede Digital/Internet, que possibilitará, no futuro próximo, um trabalho dignificante para professores e alunos, não descurando os desafios da Inteligência Artificial já existentes.