PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande


Exposição de motivos
Nos dias de hoje, uma escola inclusiva e plural pressupõe a integração dos alunos com necessidades especiais, mas também dos alunos de outras nacionalidades, diferenças de género , religião, cultura e outras. Saber lidar com a diversidade é o novo desafio das escolas do século XXI: esta visão entende que cada aluno tem as suas particularidades e que estas devem ser consideradas como uma diversidade , como uma mais valia e não como um problema.
A promoção da inclusão escolar possibilita o desenvolvimento de um ambiente em que todos os estudantes se sentem seguros, valorizados e respeitados. O resultado é um ambiente escolar mais positivo, com redução do bullying e da exclusão social.
Uma escola inclusiva e plural garante o melhor desenvolvimento e identidade de cada um e, educa os futuros adultos para a tolerância, respeito e empatia para com o outro.
Desta forma, a Escola Pinhal do Rei que apresenta um grande número de alunos com necessidades educativas especiais e alunos de outras nacionalidades, apresenta como medidas:


Medidas Propostas
  1. Projeto «Enturmar»: Apadrinhamento de alunos recém chegados à escola, com a criação de um sistema com padrinhos voluntários, que ajudem na integração de todos estes alunos , promovendo também uma troca de experiências culturais , com diversas atividades.
  2. O «Clube Tira Dúvidas»; consiste na criação de um site on line , com a ajuda dos alunos do curso Profissional de Informática para promover o dialogo e o esclarecimento de dúvidas entre todos os alunos , contribuindo para a integração de todos a a melhoria dos resultados escolares.
  3. Conselho mensal de delegados de turma e associação de estudantes com membros da direção. Com esta medida sentimos que os alunos poderiam inteirar-se e opinar sobre o que se passa na escola e participar em decisões que sejam tomadas.