PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria, Marinha Grande


Exposição de motivos
Com as medidas que integram o projeto de recomendação pretende-se tornar a escola mais democrática, plural e inclusiva. É imprescindível criar condições para escutar a comunidade escolar, seja através de reuniões, assembleias, comunicação e meios digitais. A comunidade escolar deve ter acesso e participar de forma efetiva nas estruturas da Escola, garantindo, assim, o direito de ter voz nas decisões da escola. Esta deve ser um espaço democrático e de aprendizagem cooperativa
É urgente implementar em sala de aula práticas de cidadania ativa, baseadas em valores democráticos, que permitirão ao aluno valorizar e respeitar o outro, bem como, a sociedade, tendo em conta os interesses e as necessidades de cada um e da comunidade. A escola deve não só ensinar conteúdos, como também formar os alunos enquanto cidadãos responsáveis, tolerantes e justos. A escola inclusiva caracteriza-se em princípios que visam a aceitação das diferenças individuais, a valorização da contribuição de cada pessoa, a aprendizagem através da cooperação e convivência dentro da diversidade de alunos


Medidas Propostas
  1. Criar clubes de apoio individualizado para os alunos estrangeiros se adaptarem ao sistema de ensino português.
  2. Estabelecer parcerias com organizações locais (Associação de Bombeiros, Junta de Freguesia, Centro Paroquial, entre outros) para enriquecer a vivência dos alunos e criar um ambiente escolar aberto à comunidade.
  3. Promover atividades que estimulem o diálogo e a socialização entre alunos de diferentes culturas, valores e condições.