PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Dinis, Leiria


Exposição de motivos
A Escola dos Alunos que mostram o que Aprendem como Aprendem e Desenvolvem as Competências Sociais, Intelectuais, de Saber Estar e de Bem Estar, focados , presentes e argumentativos rumo a melhores desempenhos e liderança, bem mais autónomos e com superior capacidade de Iniciativa. Esta geração de alunos preocupa-se em preservar a Democracia, em pensar como otimizar meios para a consolidar, como capturar o sentido do Plural e Participativo que uma Escola deve ter. Uma das formas é dando Voz aos Alunos. Assim as medidas partem todas da concretização de um grande objetivo, já que não nos é possível ter uma Associação de Estudantes como no Secundário, criar uma Assembleia de Alunos, que integre todos os Alunos através de uma Representação, do 5º ao 9ºano, achados após reuniões por anos de escolaridade e por Votos, que lhes garanta que sejam ouvidos em todas as sugestões, queixas e preocupações, que possam apresentar o seu próprio Plano Anual de Atividades, como por exemplo a Celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural , e visitas de estudo, que possam ter uma representação no Conselho Pedagógico, como já aconteceu, mesmo que seja só numa parte da reunião, onde possam propor a criação de uma sala de convívio exclusiva aos alunos, um local de Lazer, de Bem Estar, de Convivência Saudável. Dar Voz aos Alunos é permitir que estes assumam mais responsabilidade sobre a sua vida académica, mostrem e desenvolvam as suas competências, aquelas tão necessárias a um desenvolvimento harmonioso do Jovem, para uma melhoria da nossa sociedade presente e de futuro, mais plural e inclusiva.


Medidas Propostas
  1. Criar uma Assembleia de Alunos que dê voz aos alunos, que abranja todos os anos de escolaridade, com sistema de representatividade plural, aferida em reuniões próprias por voto e com periodicidade própria.
  2. Criar comissões na Assembleia de Alunos com secções definidas a saber, que prepare os trabalhos/projetos a apresentar em sede de Conselho Pedagógico, que elabore o Plano Anual de Atividades, que analise e aprove propostas de melhoria e de inclusão que façam a diferença e sejam exequíveis.
  3. Acolher no Plano Anual de Atividades propostas como a Comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural e como a criação de uma sala de convívio exclusiva aos alunos.