PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Conciliar de Maria Imaculada


Exposição de motivos
Para promover uma escola plural e participativa, torna-se fundamental dar voz aos alunos. Para tal, propomos três medidas:

- A criação de um conselho de alunos constituído por todos os delegados e subdelegados de turma, convocada pelos Coordenadores de ciclo ou pela Direção da escola, com o objetivo de debater os problemas das turmas (comportamento, aproveitamento...), da escola (gestão de espaços, relacionamento interpessoal) e, ainda, sugerir atividades, nos intervalos ou na hora de almoço.

- A criação de uma equipa de alunos voluntários para promover e organizar atividades nos intervalos ou hora do almoço, tais como: espetáculos musicais, promoção de clubes (xadrez, fotografia, cinema, rádio, leitura, voluntariado, brigadas de limpeza, …). De destacar um possível clube de literacia financeira, com vista sensibilizar os alunos para hábitos de consumo mais conscientes, tornando-se cidadãos capazes de participar ativamente na vida económica e fomentando a poupança, de forma a prevenir problemas de natureza financeira. Esta medida de dinamização de atividades visa promover a liderança dos alunos (sempre supervisionados pelos adultos), proporcionar alternativas mais salutares de convívio nos intervalos (evitando o tempo excessivo passado ao telemóvel e prevenindo eventuais conflitos) e desenvolver competências de cidadania ativa (como a autonomia, organização, responsabilidade, ...), essenciais para enfrentar o mundo real. E, desta forma, contribuindo para uma escola mais dinâmica e cativante.

- A criação de uma bolsa de alunos voluntários (mentores) que dariam apoio ao estudo aos colegas, num horário e espaço a determinar (por exemplo, na biblioteca ou nas salas disponíveis). Num tempo de desigualdades no acesso ao saber (falta de capacidade financeira para pagar explicações, pais cada vez menos disponíveis para apoiar os seus filhos nos estudos) seria uma forma eficaz de promover o sucesso escolar, o altruísmo e o trabalho entre pares.


Medidas Propostas
  1. Criação do conselho de alunos, constituídos por representantes de cada turma, para debater assuntos de interesse da escola;
  2. Dinamização dos intervalos, com atividades diversas, promovidas e organizadas por uma equipa de alunos voluntários, destacando-se um clube de literacia financeira;
  3. Criação de uma bolsa de alunos mentores (voluntários), para dar apoio a colegas.