PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Senhor dos Milagres


Exposição de motivos
Os desafios colocados pela sociedade atual no domínio da gestão dos recursos e da sua sustentabilidade também se aplica à forma como utilizamos a tecnologia e gerimos o seu ciclo de vida útil. Para uma vida em comum mais sustentável impõe-se uma gestão mais partilhada e menos individualizada dos equipamentos tecnológicos ao serviço das escolas e dos alunos, bem como uma cultura de otimização da sua utilização através de intervenções de reparação e posterior reutilização que aumentem o ciclo de vida útil dos mesmos e diminuam a pegada ecológica gerada.
A criação de um Banco Regional de Recursos Tecnológicos para serviço de gestão de empréstimo e da reparação de equipamentos utilizados pela comunidade educativa poderá dar resposta a esta necessidade e constituir-se até como um local de partilha de conhecimentos técnicos entre jovens estudantes voluntários que aí queiram prestar um importante contributo cívico de prestação de serviço à comunidade.
No ano em que comemoramos o 50.º aniversário da democracia portuguesa importa estar muito atento aos desafios que este regime político ocidental atravessa, nomeadamente as ameaças que a ensombram. “Viver ABRIL na Educação” é também promover nas crianças e jovens alunos o exercício regular do debate livre, informado e participado, democrático afinal, entre professores e alunos, que contribua para o reforço dos valores da revolução de 1974.
Vivemos tempos de mudança, em que a tolerância e aproximação empática ao outro se afirmam como valores fundamentais numa escola cada vez mais multicultural e que se pretende democraticamente inclusiva. É por isso que vale a pena idealizarmos novas formas de melhor acolher os nossos colegas estrangeiros, cujo processo de integração escolar poderá será difícil. Mas está ao nosso alcance fazer algo mais que os possa apoiar nessa etapa, como por exemplo preparar um kit de boas-vindas em Língua Portuguesa que possa ser oferecido a cada novo aluno estrangeiro, com informação objetiva e funcional, “de colega para colega”, ajudando-os a superar melhor as dificuldades de integração.
Só assim, poderemos continuar a “Aprender para o sucesso”.


Medidas Propostas
  1. Criação de um Banco Regional de Recursos Tecnológicos para serviço de empréstimo e reparação de equipamentos utilizados pelas escolas e pelos alunos.
  2. Promoção de uma cultura democrática ativa nas escolas, através da realização de debates temáticos regulares entre professores, alunos e elementos da comunidade educativa, com vista ao treino de competências democráticas.
  3. Edição de um kit de boas-vindas em Português para alunos estrangeiros, com vista à sua integração na escola, a disponibilizar no momento da sua admissão.