PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. Correia Mateus, Leiria


Exposição de motivos
Após a revolução do 25 de abril de 1974 e as reformas educativas que daí resultaram, o sistema educativo transformou-se.
Nestes 50 anos, a escola passou a ser um direito para todos, o abandono escolar reduziu e a escolaridade obrigatória passou para 12 anos. Contudo, continuam a existir outros desafios, como taxas de retenção elevadas e associadas a contextos socioeconómicos desfavorecidos e uma população adulta com baixas qualificações académicas.
Para promover um sistema de educação de sucesso, são necessários mais professores, meios materiais e tecnológicos e uma distribuição igualitária dos mesmos. Face ao perfil e diversidade dos alunos de hoje são necessárias turmas mais pequenas, mais espaços de apoio ao estudo e maior envolvimento dos alunos e das famílias.
Uma escola plural deve promover um ambiente escolar livre de estereótipos de qualquer tipo e incentivar práticas educativas diversificadas.


Medidas Propostas
  1. Implementar, a nível nacional, assembleias de estudantes nas escolas básicas de 2.º e 3.º ciclos, para os alunos discutirem, planearem ideias e tomar decisões coletivas sobre assuntos da escola.
  2. Trazer palestrantes especializados em temas específicos para tornar algumas matérias ainda mais interessantes.
  3. Realizar, no final de cada período, saídas de campo para aprofundamento de algum tema escolhido entre as várias disciplinas.