PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha


Exposição de motivos
"Viver Abril na Educação" foi o mote para as nossas medidas, considerando a "liberdade" que também deve existir nas escolhas dos alunos. Analisamos alguns documentos de apoio, vimos alguns vídeos e pensamos de que forma poderíamos contribuir para uma melhoria do nosso sistema educativo, tendo em conta a grande diversidade de alunos no nosso sistema educativo, gostos, vivências que cada um de nós tem ou pode ter. Partindo deste pressuposto, e ouvindo alguns dos nossos colegas da Escola, propomos a existência de uma disciplina de opção no nono ano que possibilite ter uma ideia aproximada do que nos pode esperar ao longo do ensino secundário. Sabemos que existe orientação escolar e vocacional, mas ter a possibilidade de ter uma disciplina mais global como saúde, desporto, teatro, desenho, pode ajudar a orientar-nos melhor nas nossas escolhas.
Por outro lado, felizmente, consideramos que existem bastantes apoios e incentivos para alunos com algumas dificuldades, mas poucos incentivos para os alunos que acompanham os diferentes conteúdos com mais facilidade, por isso propomos que seja criado um programa que possibilite ter alguns estímulos e propostas para alunos que queiram desenvolver mais as suas capacidades o consigam fazer. Por fim, relacionado com esta proposta, acreditamos que uma forma de estes alunos se sentirem motivados e úteis também passe por poderem auxiliar alguns colegas que tenham mais dificuldades. Temos consciência que existem algumas Escolas onde existem programas de Mentoria, mas queríamos que fosse desenvolvido a um nível nacional, podendo haver encontros para trocas de experiências, webinares ou formação de alunos para alunos.


Medidas Propostas
  1. Escolha, por parte dos alunos, de uma disciplina opcional no nono ano para que possam aprofundar os seus interesses na área específica que pretendem prosseguir estudos (desporto, teatro, saúde, desenho, economia).
  2. Criação de um programa para alunos com mais facilidade a nível académico, para que se mantenham motivados e desafiados.
  3. Criação de um programa de mentoria a nível nacional de alunos para alunos, de modo a promover a interação entre os mesmos e a partilha do conhecimento adquirido através de webinares e outra formação.