PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral


Exposição de motivos
O tema do projeto “Viver Abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa” permitiu-nos refletir sobre o papel da escola e a importância que a instituição tem na formação de cidadãos ativos e responsáveis, que contribuam para a construção de uma sociedade inclusiva e multicultural, em que todos se sintam integrados e possam expressar livremente as suas diferenças.
Desta forma, o nosso projeto procura responder a alguns problemas que observamos diariamente no espaço escolar e na comunidade e propor medidas que contribuam para essa visão de sociedade.

1ª medida: Esta medida visa capacitar todos os alunos com conhecimentos e competências de suporte básico de vida para prevenir situações graves na escola, promovendo um ambiente escolar mais seguro e preparado para emergências médicas. A concretização desta medida incluirá parcerias com bombeiros voluntários e serviços de saúde locais, que permitam a realização de ações de formação para todos os alunos.

2ª Medida: Esta medida pretende criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo através da realização de diversas atividades sobre bullying e de promoção da integração cultural. Serão realizadas ações de sensibilização e partilha de experiências sobre os temas, sessões de apresentação de diferentes culturas e mostras culturais e gastronómicas. Serão também criadas comissões de acolhimento para os novos alunos, garantindo a sua integração desde que iniciam o percurso escolar no nosso país. Assim, promove-se o respeito e a inclusão, contribuindo para um ambiente escolar positivo e propício ao desenvolvimento de todos os alunos.

3ª Medida: Esta medida pretende promover a integração dos alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente das Unidades de Multideficiência, com a realização de ações de sensibilização, workshops de trabalho colaborativo, sessões inclusivas de partilha de experiências sobre diferentes limitações físicas, projetos nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento ou formação em linguagem gestual. Desta forma, será promovida a inclusão e o respeito pela diversidade, garantindo uma educação adaptada às características e necessidades específicas de todos os alunos.


Medidas Propostas
  1. Capacitar os alunos com conhecimentos e competências sobre suporte básico de vida.
  2. Realizar atividades de sensibilização sobre bullying e de promoção da integração cultural no espaço escolar.
  3. Promover a integração dos alunos com necessidades educativas especiais, através do diálogo e da partilha de experiências.