PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere


Exposição de motivos
1 – A maior parte dos cidadãos não tem hábitos de participação na vida pública seja na vida autárquica seja no movimento associativo. Tal pode dever-se ao circuito fechado nas organizações (partidos por exemplo) reservando o protagonismo para alguns, à ausência de valorização social dos contributos, etc.

2 – As ideias dos alunos não tem na maior parte dos casos apoio à concretização. O projeto empreendedorismo por exemplo desenrola-se em muitas escolas e depois mesmo a maior parte dos projetos vencedores não se concretizam por falta de meios.


3 – Os telemóveis roubaram tempo e espaço à conversa e ao debate de ideias.


Medidas Propostas
  1. Definição temas, de tempos e disciplinas para conversa/debate por ano de escolaridade desde o 1º ciclo ao Ensino Secundário habituando os cidadãos a participar desde tenra idade.
  2. Contemplar um apoio financeiro a cada iniciativa promotora de propostas e debate de ideias na escola (Ex. Projeto Empreendedorismo), devendo o acompanhamento e prestação de contas ser de competência definida (ex. Associação de Pais, Escola).
  3. Promoção nos intervalos de atividades e grupos de interesse para que os alunos se habituem a conversar expressando ideias e opiniões.