PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Frei Estevão Martins, Alcobaça


Exposição de motivos
As medidas propostas têm em vista a promoção de uma Escola plural e participativa, em que os alunos sejam agentes envolvidos/promotores de educação por forma a que reflitam sobre as aprendizagens e a forma como são transmitidas, que proponham estratégias para que as mesmas sejam adquiridas por todos, que sejam empáticos perante a diferença e que ajam tendo por base a ideia de que a escola é de todos e para todos.
A criação de uma Associação de Estudantes/ Assembleia de Alunos (Medida 1) tem como objetivo ouvir e representar os discentes, sendo porta-voz das suas preocupações e das soluções que propõem, visando desenvolver o seu espírito colaborativo e a participação ativa relativamente aos desafios que diariamente a Escola enfrenta. Esta medida tem ainda por base as diferenças, a vários níveis, dos alunos, pretendendo-se que sejam porta-vozes de sugestões para a melhoria da instituição, bem como proativos na implementação das medidas, assumindo um papel de agentes responsáveis pelo processo educativo, educando-os para uma participação ativa e cívica.
Consideramos que o ensino ainda se mantém muito centrado em aprendizagens, que são indiscutivelmente importantes, mas têm o objetivo principal de formar cidadãos dotados de conhecimento, devendo apostar-se mais no conhecimento empírico, com base em situações reais e do quotidiano, perspetivando-se a sua utilidade no futuro para um desenvolvimento intelectual, pessoal e social. Todos os alunos devem ter a oportunidade, através da aprendizagem e prática de atividades da vida diária e da participação em sessões sobre várias temáticas pertinentes (como finanças, saúde, literacia financeira, sustentabilidade...), de adquirir competências para serem cidadãos ativos, participativos e autónomos, capazes de intervir na comunidade escolar e envolvente e de agir autonomamente em várias situações quotidianas (medida 2).
A verdadeira integração e inclusão de todos os alunos pressupõe que todos convivam e se envolvam em atividades, dentro e fora da sala de aula, e que todos tenham direito a condições dignas de acesso à Escola, pelo que a medida 3 preconiza uma maior interação entre todos os alunos, em que, principalmente, seja incentivada a participação dos que apresentam diferenças motoras e/ou cognitivas, através da implementação de atividades escolares regulares e também de momentos lúdicos e de prazer, devendo a escola estar arquitetonicamente preparada para receber qualquer pessoa sem que haja constrangimentos
A finalidade é construir uma escola em que todos se sintam valorizados e respeitados e que se sintam agentes transmissores de saberes vários, que se enriquecerão mutuamente em todas as situações. A possibilidade de interação entre todos estreitará/ criará laços de amizade e em que todos desenvolvam um sentimento de pertença e de bem-estar, integrando-se e participando ativamente na vida da comunidade educativa. A escola acessível a todos será uma prova de que a escola, de facto, é de todos e para todos


Medidas Propostas
  1. Criação de uma Associação de Estudantes e/ou Assembleia de Alunos.
  2. Sessões temáticas/ Clubes para a preparação para a vida ativa.
  3. Atividades com os Centros de Apoio à Aprendizagem, garantindo condições dignas de acesso e participação na escola de crianças com características especiais.