PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Mêda


Exposição de motivos
A saúde mental nunca foi valorizada pela sociedade portuguesa, muito menos pelos seus decisores políticos. A segregação social e o encobrimento da doença marcaram uma realidade que mudou com a pandemia e no seu rescaldo, que veio expôr muitas das nossas fragilidades, nomeadamente no que respeita à saúde mental. Esta é a hora de olhar criticamente para o passado e inovar, definindo uma estratégia de atuação focada não apenas no SNS, mas também nas comunidades escolares e na comunidade alargada, que apresente respostas inovadoras quer ao nível do tratamento quer ao nível da prevenção, que deve começar o mais cedo possível.


Medidas Propostas
  1. Instituição de um "suporte básico de vida" mental, que agregue a criação de um cheque de saúde mental para estudantes e formação especializada dirigida à comunidade escolar.
  2. Reformulação da resposta do SNS ao nível da saúde mental com o correspondente reforço do investimento que permita o aumento do número de profissionais nesta área, a realização de obras de renovação e a implementação de estratégias inovadoras.
  3. Investimento em campanhas de sensibilização e de divulgação dos recursos e ajudas disponíveis, a realizar através dos media.