PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Manteigas


Exposição de motivos
Descrença. Objetivos pessoais traçados e não cumpridos. Projetos de vida falhados. Desgaste e esvaziamento emocionais. A circunstância das presentes gerações, onde as suas vidas parecem estar adiadas ou por cumprir, leva a um sentimento de frustração que pode ser manifestada em fenómenos mais severos de degradação da saúde mental. Somos a geração que não tem medo de falar sobre as dificuldades que vivemos, mesmo quando as gerações mais velhas nos dizem que os nossos problemas não são reais, que a vida era outrora mais difícil. Somos a geração que normaliza a necessidade de apoio à saúde mental, que reconhece que não há saúde sem saúde psicológica. A minha geração precisa de cuidar de si, para assegurar que protege e cuida das próximas gerações. Precisamos de nos salvar, para podermos assegurar o equilíbrio mental e emocional que queremos deixar no mundo. É necessária uma atenção redobrada aos problemas dos jovens para os quais tantas vezes alertamos e que são fonte de instabilidade, dificuldade, incerteza, ansiedade e desespero. Aos jovens, como eu, um pedido: atentem em cada um dos que vos rodeia, procurem perceber os sinais e ofereçam uma mão amiga na adversidade. São cada vez mais os canais e as instituições dispostas a ajudar. Não deixem ninguém sofrer sozinho e em silêncio.A escola enfrenta, assim, o grande desafio de, por um lado, lidar com um conjunto de problemas de comportamentos e de saúde (mental e física), e por outro, assumir um papel importante na promoção do bem-estar das crianças e jovens e das suas competências sócio emocionais.


Medidas Propostas
  1. Implementar uma unidade móvel que se deslocará de concelho em concelho, valorizando comunidades mais desfavorecidas, em parceria com as Câmaras Municipais, Escolas e Centros de Saúde.
  2. Criação de salas para descomprimir alunos (com, por exemplo, autismo ou até mesmo ansiedade e depressão), nas escolas, com a finalidade de tranquilizar os mesmos.
  3. Criação de passes para transporte a unidades de psiquiatria e psicologia de maneira a apoiar economicamente as famílias mais desfavorecidas.