PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Seia


Exposição de motivos
Nos últimos anos, as questões de Saúde Mental têm ganho uma grande relevância. Entre outros, a agitação da vida das pessoas e as mudanças dos núcleos familiares, são fatores que têm contribuído para o aparecimento de problemas que, direta ou indiretamente, causam um stress acrescido nas rotinas diárias e impedem a felicidade plena. Num sentido muito negativo, a pandemia foi a cereja no topo do bolo.
As crianças e os jovens não são exceção. A gravidade e a dimensão dos casos é tão grave que urge atuar em meio escolar de forma a identificar e ajudar a resolver as diferentes situações.


Medidas Propostas
  1. Realização de questionários aos alunos para diagnosticar o estado da Saúde Mental dos estudantes, com o intuito de criar grupos de apoio em ambiente escolar que funcionariam com o auxílio de professores e, sobretudo, de psicólogos escolares.
  2. Tendo em conta que são uma primeira linha de apoio aos alunos, desenvolvimento de ações de formação sobre Saúde Mental dos jovens destinadas a professores e a assistentes operacionais, com o objetivo de lhes fornecer ferramentas que permitam uma resposta mais eficaz nas diferentes situações (identificação e atuação).
  3. Seguindo um esquema idêntico ao que é utilizado na Educação Sexual, nos Ensinos Básico e Secundário, instituição de doze horas anuais dedicadas à Saúde Mental das crianças e adolescentes.