PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Pinhel


Exposição de motivos
As alterações profundas provocadas pela COVID-19 no quotidiano da população tiveram impactos na sua saúde mental e bem-estar em especial das crianças e dos adolescentes. As medidas adotadas para controlar a disseminação do vírus, o isolamento e a sensação de incerteza face ao futuro, foram alguns dos fatores responsáveis por este impacto.
A Saúde Mental, em particular na infância e na adolescência, tem vindo a ser reconhecida como uma área prioritária de intervenção das entidades de Saúde públicas.
É muito importante que os jovens desenvolvam e mantenham hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a Saúde Mental, nomeadamente através da adoção de estratégias para lidar e resolver problemas de gestão de relações interpessoais e de controlo de emoções. Mas também é importante que as entidades públicas promovam programas de promoção do bem-estar e da Saúde Mental dos jovens e de prevenção, tratamento e reabilitação das doenças mentais, assim como melhorar a educação emocional através de projetos que promovam a autoestima, as competências de vida, a comunicação, as relações interpessoais e as competências parentais.
Também consideramos importante que haja uma articulação dos cuidados de saúde primários com os cuidados especializados de Saúde Mental.


Medidas Propostas
  1. 1. Dar mais ênfase ao Dia Mundial da Saúde Mental proporcionando sessões de sensibilização em todas as escolas do país sobre o tema.
  2. 2. Instituir consultas de psicologia em todas as unidades de saúde e articulá-las com as consultas do médico de família.
  3. 3. Contratar mais psicólogos para as escolas; cada escola/Agrupamento de Escolas deveria ter um psicólogo por cada 250 alunos, sendo que escolas/Agrupamento de Escolas com um número inferior, deveriam ter, no mínimo, um psicólogo.