PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Vila Real de Santo António


Exposição de motivos
Relativamente à 1ª medida.
A criação desta plataforma online atua a nível escolar e tem o objetivo de fazer com que aqueles que não se sentem à vontade para pedir ajuda diretamente a outra pessoa tenham forma de comunicar aquilo que estão a sentir no momento, obtendo assim a ajuda necessária sem que haja constrangimentos ou exposição por parte daquele que está a pedir ajuda.
Esta plataforma teria então duas vertentes: a vertente individual onde seria possível conversar através de mensagens de texto e meetings com um profissional, e a vertente em grupo, onde se reuniriam diversos jovens com o especialista.
Relativamente à 2ª medida
A abertura destes gabinetes tem como objetivo aumentar o número de psicólogos a tempo inteiro nas escolas, para que os alunos disponham de um espaço físico aberto, em horário escolar, onde possam ir, caso necessitem de ajuda momentânea.
No que concerne à 3ª medida
Cada vez mais temas como o Bullying, a pressão escolar, a violência, a manipulação psicológica e principalmente as redes sociais são as principais causas e fatores que contribuem para a decadência da Saúde Mental nos jovens. Esta medida tem como objetivo implementar, nas escolas, palestras obrigatórias sobre a Saúde Mental, as suas causas, consequências e impactos na vida dos jovens, bem como estratégias para lidar com a ansiedade e stress e principalmente para fazer com que este tema passe a estar cada vez mais presente na vida dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Criar uma plataforma online a nível nacional, de cariz anónimo, para diálogo entre jovem/psicólogo, individualmente ou em grupo.
  2. Criar gabinetes compostos por vários especialistas para ajuda psicológica, que se encontram abertos durante todo o ano letivo, de acordo com o horário escolar.
  3. Promover campanhas de sensibilização sobre a Saúde Mental.