PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira


Exposição de motivos
O Parlamento Jovem 2023 aborda assim o tema da saúde mental dos jovens, uma área que ganhou relevância no período pós-pandemia pelo impacto que tem no bem-estar dos jovens. O contexto da sociedade actual terá seguramente o seu peso no agravamento dos problemas de saúde mental, sobretudo pela falta de estruturas de apoio, por um quotidiano carregado de solicitações e responsabilidades num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia.
O bem-estar individual que se realiza através da promoção de estilos de vida saudáveis e na construção de relações com os outros é um pilar essencial para a existência de uma sociedade mais harmoniosa.
A saúde mental assume assim um carácter de urgência baseada nas problemáticas do
Foi referida a importância de existir uma estrutura de apoio constituída por psicólogos que permita fazer formação aos pais no âmbito da gestão de emoções, da promoção de estilos de vida saudáveis, da relação pais e filhos, do acompanhamento da vida escolar porque os pais são muitas vezes incapazes de promover a saúde mental dos seus filhos. Essa formação poderia ser assegurada pelo Serviço de Psicologia e Orientação em articulação com as estruturas intermédias da escola (coordenação de diretores de turma) que possuem dados sobre as questões mais pertinentes que interferem no bem-estar dos jovens e que estão relacionadas com o desempenho dos pais. Motivar as famílias a assegurar requisitos necessários à aprendizagem (alimentação, saúde, segurança), apoiando-as na compreensão do desenvolvimento das crianças e jovens e nas suas necessidades de bem-estar físico e emocional e esclarecendo-as sobre o percurso de desenvolvimento intelectual dos seus educandos.
Foi referida a importância de apoiar economicamente as famílias com a medida dos Vouchers na área da psicologia, quando existe um diagnóstico de necessidade de apoio de terapia psicológica para a criança/jovem. Esta medida seria uma forma de tornar célere a marcação de consulta de psicologia (atribuição de um voucher anual para uma sessão de psicologia gratuita). Grande parte das crianças/jovens mais pobres não têm capacidade de estar focados na aprendizagem porque o seu cérebro está ocupado com outras preocupações e estas crianças e jovens têm que ser ajudadas a ganhar confiança e autoestima para prosseguir nos estudos.
Literacia emocional do pré-escolar ao 12ºano como projeto a desenvolver no horário curricular e com o objetivo de um autoconhecimento, de desenvolvimento de relações interpessoais e prevenção de comportamentos desviantes. Saber lidar com as emoções pode diminuir a conflitualidade na escola e na família, pode prevenir o bullying e pode predispor para um ambiente propício à aprendizagem. Dentro desta medida poder-se-ia utilizar os grupos de conversa a partir de sugestões preservando o anonimato e colocadas numa caixa à qual teria acesso o psicólogo ou o professor que dinamizasse o grupo de conversa versando temas do interesse do grupo (que podia coincidir com o grupo turma).


Medidas Propostas
  1. Formação de pais - Família mais perto na promoção da saúde mental de crianças e jovens
  2. Vouchers- Apoio financeiro a consultas de psicologia de diagnóstico e terapia
  3. Literacia emocional-um espaço para a aprendizagem de emoções