PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Belchior Viegas, São Brás de Alportel


Exposição de motivos
O aumento da oferta de atividades extracurriculares, em horário adequado, permitirá aos alunos abraçarem projetos com os quais se identifiquem, interagindo com jovens da mesma idade e com objetivos comuns. Este tipo de atividades ajuda a integrar os alunos e pode contribuir para prevenir problemas relacionados com a saúde mental. Estas atividades podem, ou não, ser articuladas com os currículos de algumas disciplinas e podem igualmente, ou não, servir para interagir com outras escolas, seja em competição ou em colaboração.

A rádio escola pode ser uma forma interessante de aproximar o SPO dos alunos e o podcast, por não ter a obrigação de ser assistido em direto, pode ser um meio privilegiado de passar informações importantes e abordar temas que ajudem os alunos a conhecerem-se melhor. Este programa seria dirigido ou supervisionado pelo SPO em colaboração com a associação de estudantes. O formato do programa podia ir variando ou não, convidando especialistas, entrevistando alunos ou simplesmente abordando temas convenientes num género de tertúlia.

Um site, ou aplicação, com a possibilidade de expor anonimamente problemas e questões seria uma forma de promover um primeiro contacto entre o SPO e os alunos, na tentativa de os aproximar e de eliminar complexos.


Medidas Propostas
  1. Aumento significativo e diversificado da oferta de atividades extracurriculares a realizar em contexto escolar.
  2. Criação de um site ou aplicação em que os jovens podem expor anonimamente problemas e questões que serão alvo de análise e resposta pelo SPO da escola.
  3. Criação de um podcast sobre saúde mental na programação da rádio escolar, posteriormente disponibilizado para consulta no site da escola.