PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Loulé
Exposição de motivos
A juventude e a adolescência são talvez as fases mais curiosas e incertasdas nossas vidas. É na adolescência que começamos a descobrir quem somos, o
que gostamos, entre muitos outros aspetos. Porém, esse processo de
autoconhecimento não é de todo algo fácil, sendo condicionado pelo estado
psicológico de cada um de nós. Deste modo, há uma necessidade clara de
promover a saúde mental nos jovens, de modo a assegurar o desenvolvimento
saudável de cada um.
A OMS define a Saúde Psicológica como um estado de bem-estar que
permite às pessoas desenvolver as suas capacidades, lidar com o stress normal do
dia-a-dia e contribuir ativamente para a sua comunidade. No entanto, devemos dar
ênfase à importância desta nos nossos jovens. Na realidade, a saúde, no seu
sentido mais generalizado, é o estado de bem-estar físico e psicológico e não só a
ausência de doença. Por conseguinte, ter uma boa saúde psicológica, algo que
pode ser fruto de atividades que promovam a sociabilidade e o contacto com a
cultura e com o mundo que nos rodeia, proporciona uma vida próspera e feliz.
Não obstante, os problemas de Saúde Psicológica podem surgir em qualquer
idade e afetar a forma como pensamos, nos sentimos e nos comportamos. No caso
das crianças e dos jovens, este tipo de complicações podem ter efeitos prejudiciais
no seu desenvolvimento social, intelectual e emocional e, consequentemente, no
seu futuro.
Medidas Propostas
- Atribuição de um cheque de psicólogo de 2 em 2 anos, até à finalização do ensino secundário. Esta medida é apresentada com o intuito de combater a falta de meios financeiros de algumas famílias que, infelizmente, não possuem a capacidade monetária para providenciar um psicólogo aos seus educandos como também garantir a avaliação psicológica de todos os jovens, independentemente da necessidade de processos continuados em entidades especializadas.
- Criação de um plano anual obrigatório (a nível escolar) no qual seriam delineadas estratégias de acordo com o universo de alunos para a promoção da sua saúde mental, através da realização de atividades lúdico-culturais que aproximem a comunidade escolar de modo a que esta contribua para as estratégias que cada escola propõe e tenta executar a nível interno.
- Alteração da idade de acesso a consultas de Psicologia externa sem autorização dos Encarregados de Educação para os 16 anos. Esta medida é apresentada com o intuito de garantir que todos os jovens a partir dos 16 anos tenham liberdade ao acesso a serviços de psicologia independentemente da vontade ou da opinião dos seus Encarregados de Educação.