PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Cândido Guerreiro - CIPRL


Exposição de motivos
As escolas são lugares de aprendizagem, mas também de conflitos, onde o choque de valores familiares, sociais e de personalidades geram situações de bullying entre alunos, de ameaças, assédio e agressões aos docentes e funcionários.
Os professores desempenham um papel vital no apoio ao bem-estar dos jovens por meio de interações que apoiam a saúde mental. Mas, para apoiar efetivamente seus alunos, os professores precisam se sentir confiantes em suas habilidades para apoiar as estratégias de saúde mental dos alunos.
O número de jovens com transtornos emocionais e problemas comuns de saúde mental, particularmente ansiedade e depressão, está aumentando. O stresse do dia a dia pode ter um impacto negativo na saúde mental – já estamos vendo o impacto devastador que a pandemia de COVID teve nos jovens que não puderam ir à escola e passar tempo com seus colegas. Tudo isso é agravado pela falta de capacidade dos serviços de saúde mental para apoiar os jovens.
Prevenir problemas de saúde mental numa fase precoce deve ser uma prioridade fundamental para todos os que trabalham com crianças e jovens. As escolas estão em uma posição ideal para fornecer apoio direcionado, para ajudar a construir resiliência e promover saúde mental positiva e bem-estar em seus alunos e alunos, como eles os veem todos os dias.
As primeiras intervenções incluem apoio entre colegas, treino e realização de workshops para ajudar os alunos a reconhecer seus pontos fortes e desenvolver seu bem-estar e resiliência. A maneira mais eficaz de apoiar a prevenção de problemas de saúde mental é desenvolver uma abordagem integral da escola para a saúde mental.
Um programa de apoio especializado fornecendo intervenção precoce eficaz e prevenção de problemas de saúde mental em crianças e jovens. A existência de parceria com escolas e faculdades em todo o país para aumentar a capacidade local de atender às necessidades de bem-estar de crianças e jovens.
Construir uma cultura e ética de saúde mental positiva na escola beneficiará toda a comunidade escolar, funcionários e alunos, reduzindo as faltas e melhorando o ensino e a aprendizagem.
Propor uma abordagem para fornecer prevenção precoce e intervenção direcionada é positiva, proactiva, acessível e não clínica. Aumenta a capacidade das escolas de desenvolver áreas de boas práticas existentes.
Capacitar as escolas a desenvolver e fornecer sua provisão de bem-estar para alunos, funcionários e toda a comunidade escolar. Apoiar as escolas a incorporar a saúde mental e o bem-estar de uma forma que atenda às suas necessidades e prioridades exclusivas.
A existência de uma App com fundamento no conhecimento e experiência de profissionais capazes de ajudar a capacitar docentes, alunos, suas famílias, pessoal administrativo e de serviços a superar situações que atentem contra a sua segurança e equilíbrio psicológico.


Medidas Propostas
  1. Mental Campus possui como principais objetivos a promoção não apenas da saúde mental, mas também do bem-físico. Estes Campus seriam situados em zona rurais. Garantir o bem-estar da comunidade dos jovens através de um conjunto de atividades desenvolvidas e apoiadas por um grupo de profissionais multidisciplinares: psicólogos, terapeutas, coachs entre outros e em parceria com as Universidades, Associações de Psicólogos, Entidade Públicas (hospitais, Cen
  2. MAIOR DISPONIBILIDADE DE APOIO PSICOLÓGICO - Ao longo percurso do nosso crescimento, vamos vivendo muitas transformações, experiências, desafios, dificuldades e oportunidades, tanto a nível pessoal, como académico, familiar e social. Esta medida passa por envolver nos conteúdos curriculares matérias sobre saúde mental, que nos Centro de Saúde e nos hospitais que mais exista psicólogos disponíveis para a doenças mentais.
  3. PsicoApp - Colocar a tecnologia ao serviço da saúde mental, as nossas emoções e sentimentos ganham um forte aliado para lidar contra a tristeza, ansiedade, stress, entre outros. Esta App oferecia de forma gratuita, um conjunto de serviços, como por exemplo: exercícios de respiração, músicas tranquilizantes e programas de meditação, melhorar a qualidade do sono e auxiliar na concentração, monitorar o humor e fornecer relatórios mensais sobre as variações, ajudando a entender hábitos e de ma