PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Internacional de Vilamoura


Exposição de motivos
1. No Serviço Nacional de Saúde existem 553 psicólogos, o que equivale a um para quase 18 mil utentes. De acordo com os números avançados pelo Jornal de Notícias no dia 28, por exemplo, na região do Alentejo existem apenas 20, e no Algarve são 18. Na realidade das escolas falamos de um psicólogo para cada 1700 alunos. Dos 31 cursos de psicologia, são formados cerca de 1500 por ano.
O número de vagas, segundo o sindicato, deve ser definido em função de um rácio de 500 alunos por cada psicólogo.
Estes números mostram que faltam psicólogos nas escolas do nosso país e que estes profissionais encontram dificuldades em conseguir um trabalho nesta área. Para que em todas as escolas haja um psicólogo e todas as crianças e jovens tenham acesso a este serviço, propomos um aumento salarial a estes profissionais e a abertura de concursos públicos nacionais que tenham em conta a efetivação destes profissionais, criando um conjunto de condições mais atrativas para os trabalhadores deste ramo. Assim, em vez de serem as escolas a contratarem de forma individualizada os psicólogos, estes farão parte do concurso público nacional onde até poderão tornar-se funcionários efetivos, aumentando a sua empregabilidade e desta forma combatendo a falta de psicólogos nas escolas já que todas terão um.
Ao serem efetivos, os psicólogos têm a oportunidade de realizar um acompanhamento continuado das crianças e jovens que deles necessitem, já que proporciona um melhor conhecimento destes indivíduos e uma melhor integração entre os profissionais, o jovem e os seus familiares, professores e outras pessoas que estejam envolvidas de forma direta na sua vida e entorno. Desta forma, aumentando a eficácia do seu trabalho que se reflete positivamente na saúde mental destes jovens.
Aumento de apoio psicológico grátis nas escolas e noutras instituições de apoio à juventude ao nível de psicologia clínica, com aumento do número de profissionais na área nos estabelecimentos de ensino é realmente necessário.
2. A implementação e desenvolvimento de um plano “Nós e o Nosso Futuro” disponível gratuitamente em todos os estabelecimentos de ensino acessível aos jovens portugueses consistirá em terapia de grupo no combate a diversos problemas que na nossa sociedade resistem, como o bullying, a igualdade de género e a aceitação do outro. Ao mesmo tempo, irá fortalecer os nossos jovens em parâmetros como competências pessoais e sociais, juntamente com o auxílio nas suas relações interpessoais.
3. A implementação de ajudas económicas a jovens em diversos parâmetros como: ensino superior, habitação e ingresso na vida profissional; atenuará muitas das causas de ansiedade vividas pelos jovens portugueses.


Medidas Propostas
  1. Criar condições salariais mais atrativas para os trabalhadores nas áreas da psicologia e a abertura de concursos públicos nacionais, que tenham em conta a efetivação destes profissionais.
  2. Implementação e desenvolvimento de um plano “Nós e o Nosso Futuro”.
  3. Implementação de ajudas económicas a jovens em diversos parâmetros da sua vida que sendo essenciais são fatores impactantes na sua saúde mental.