PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Nobel International School Algarve


Exposição de motivos
Criação de um Espaço Jovem em cada município. O Espaço Jovem consistiria numa área de lazer com o objetivo de promover a socialização presencial entre os jovens.  O pensamento sobre o futuro é algo que qualquer jovem já se deparou a pensar. É posta tanta pressão sobre um momento de avaliação que devia ser complementar e não decisivo. Os alunos vivem atormentados face a um exame cujo peso atual é de 50 a 60% da nossa nota, onde é que isto é justo para alunos cujo percurso escolar é linear e positivo? Se há faculdades que apenas requerem dois exames, porque é que os jovens têm de estudar para quatro? Como segunda medida defendemos a reformulação do programa escolar, alterando as aprendizagens essenciais através da introdução do tema “Saúde Mental” de modo a que este se foque no desenvolvimento do pensamento crítico e da inteligência emocional. Com esta medida, pretende-se que o aluno desenvolva competências de inteligência emocional que lhe permitam ultrapassar obstáculos de forma prática e efetiva no seu quotidiano. As aprendizagens essenciais atuais ficam aquém do esperado, estando formatadas apenas para um “Aluno-Modelo” e uma redução do programa atual e inserção de novos tópicos, com um foco em pensamento crítico e saúde mental, fornecerá aos estudantes ferramentas úteis para evitar certas frustrações e inquietações. Por fim, como terceira medida, pretendemos tornar os exames nacionais não obrigatórios para a conclusão do ensino secundário e reduzir para 30% o peso dos mesmos no acesso ao ensino superior. Nesta medida, pretendemos criar um espaço de lazer físico dedicado ao convívio entre jovens, em todos os municípios. Desta forma, é possível incentivar os utilizadores a interagirem entre si de forma saudável. Compreendemos esta medida como uma exploração do lado social dos jovens o que os permite quebrar a rotina escola-casa. Admitindo que o convívio saudável tem um impacto muito positivo na saúde mental destes, visamos a criação deste espaço como meio para o crescente bem-estar jovem.


Medidas Propostas
  1. Criação de um Espaço Jovem em cada município. O Espaço Jovem consistiria numa área de lazer com o objetivo de promover a socialização presencial entre os jovens.
  2. Reformulação do programa escolar, alterando as aprendizagens essenciais através da introdução do tema “Saúde Mental” de modo a que este se foque no desenvolvimento do pensamento crítico e da inteligência emocional.
  3. Tornar os exames nacionais não obrigatórios para a conclusão do ensino secundário e reduzir para 30% o peso dos mesmos no acesso ao ensino superior.