PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Albufeira


Exposição de motivos
O desenvolvimento da saúde mental é um dos assuntos mais relevantes para alcançar uma sociedade justa e equitativa. É um facto que não há saúde sem saúde mental e, por isso, esta torna-se fundamental para o progresso e fomentá-la é equivalente a construir uma sociedade produtiva.
Segundo a OMS:
“No mundo, um em cada sete jovens entre 10 e 19 anos sofre de algum transtorno mental, tipo de transtorno que responde por 13% da carga global de doenças nessa faixa etária.”
17 de novembro de 2021
https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/adolescent-mental-health

Este artigo expõe um dos grandes problemas sociais menos falados pelos meios de comunicação. Os jovens com transtornos mentais são vulneráveis à exclusão social e têm dificuldades de aprendizagem. Em alguns casos, a saúde física sai prejudicada e noutros, o indivíduo chega a limitar futuras oportunidades por conta da mesma.
Com as nossas propostas procuramos diminuir o estigma social através de projetos escolares, promover a educação da saúde mental e acesso a ajuda psicológica, sem distinção de classes, de forma a tornar o acesso à mesma igual para todos e com todos.
A saúde mental é um problema atual e urgente. Precisamos não só de uma resposta comunitária como de uma resposta política.
Em consequência dos estereótipos interiorizados na nossa sociedade, estes transtornos não são tratados da maneira mais correta e, muitas pessoas, tanto jovens como adultos, não sabem como agir nestas situações. Face a este grande problema, apresentamos 3 medidas que consideramos essenciais na luta pela valorização deste tema:


Medidas Propostas
  1. Criação de um programa na formação do corpo escolar especializado em saúde mental, nomeadamente primeiros socorros psicológicos e ataques e/ou crises de pânico/ansiedade.
  2. Garantia de um apoio financeiro com um valor mínimo e máximo para todas as escolas que apresentem projetos relacionados com a saúde mental (ex: espaço seguro).
  3. Promover uma maior acessibilidade de estágios direcionados a estudantes universitários cursados em psicologia nas escolas públicas.