PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos


Exposição de motivos
Não há dúvida que a Saúde Mental é um problema presente no quotidiano e que afeta muitos jovens. Assim, um dos desafios que encontramos é como poder fazer face a este problema que se acentuou durante a Pandemia e, essencialmente devido aos dois períodos de confinamento. Desta situação resultou um isolamento social que propiciou o uso das redes sociais nem sempre com a melhor finalidade. Toda esta realidade pôs a nu uma série de problemas inerentes à socialização "em presença" entre os alunos. Cada vez é mais difícil distinguir o real do virtual. Os/as aluno/as deste projeto têm a noção de que não há soluções ou receitas, mas há formas de permitir aos alunos serem dotados de mecanismos que lhes permitam não só ter consciência deste problema, como pedir ajuda. Todos nós temos a noção de que, em geral, na Sociedade os problemas de Saúde Mental não são bem vistos. O nosso papel será, precisamente, desmistificar esta realidade junto da Comunidade Escolar.


Medidas Propostas
  1. Implementação de uma caixa colocada, num local a definir, na qual os alunos vão expressar os seus sentimentos através de um pedido de ajuda anónimo. O /a aluno/a deixará um número de telemóvel para ser posteriormente contactado/a.
  2. Iniciativas de sensibilização relativamente à problemática da Saúde Mental, como, por exemplo, palestras dinâmicas com especialistas de modo a propiciar interação com os alunos. Organização de uma equipa de alunos (com o apoio da Escola Promotora de Saúde e do Centro de Saúde) que se iriam deslocar às salas de aula com o objetivo de alertar os colegas para esta situação e para os incentivar a colocar o pedido de ajuda na caixa da medida anterior. Envolver a Associação de Estudantes no projeto.
  3. Organização de consultas, na área da saúde mental, em colaboração com entidades externas de saúde num local "seguro". Deste modo, seria possível o anonimato. Este espaço, poderia ser, a título de exemplo, o Espaço Jovem.