PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Montemor-o-Novo


Exposição de motivos
A saúde mental é um dos temas mais alarmantes da sociedade atual. Muitos jovens sofrem com diferentes tipos de transtornos psicológicos, o que afeta a sua vida diária.
A discussão deste tema, ainda considerado tabu por muitas pessoas, é muito importante para que melhore e para que possamos lidar melhor com as situações que lhe estão associadas.
Para isso, a nossa lista decidiu formular três propostas diferentes, mas que consideramos que podem, não só melhorar a forma de lidar com transtornos psicológicos, mas também, tornar a saúde mental num assunto liberto dos preconceitos que ainda o rodeiam.
A escola é o lugar onde os jovens passam a maior parte do seu tempo, sendo assim o sítio onde, mais facilmente, se conseguem identificar problemas ligados à sua saúde mental. Para isso, é necessário que não só os psicólogos da escola estejam alerta, mas também os professores e o pessoal não docente.
Nesta linha de raciocínio, sabemos que nem sempre é fácil recorrer a um psicólogo. Por vezes, existe um certo constrangimento em recorrer aos psicólogos da escola, além de que nem sempre é possível ter acesso a um profissional exterior ao estabelecimento de ensino, por questões financeiras; por isso, achamos que deveria haver opções mais acessíveis aos jovens, onde lhes fosse dada oportunidade de visitar um psicólogo de forma gratuita e fora do seu círculo habitual.
Também temos em conta que, enquanto utentes do Serviço Nacional de Saúde, uma forma de facilitar o rastreio de transtornos psicológicos nos adolescentes deveria passar pelos médicos de família.


Medidas Propostas
  1. Formação de pessoal docente e não docente de modo a capacitá-los na identificação de possíveis problemas de saúde mental dos alunos.
  2. Introdução de questões específicas sobre bem-estar psicológico nas consultas de rotina.
  3. Oferta de um “Cheque Bem-Estar” a todos os alunos, do 5º ao 12º ano.