PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Salesianos - Évora


Exposição de motivos
“As tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão as tuas doenças.” Hipócrates

Um dos principais desafios que a recente pandemia de Covid-19 nos colocou a todos diz respeito à nossa saúde mental. E os jovens, dado as características específicas da sua face de desenvolvimento (físico, cognitivo e socioemocional) sentiram esses desafios ainda com maior intensidade.
Agora, numa situação de aparente “normalidade” ao nível da saúde física, é urgente cuidar da nossa saúde mental.
Todos os jovens podem e devem fazer parte desta missão, devem contribuir com propostas que possibilitem a melhoria da sua saúde mental, enquanto, procuram alcançar um estado de bem-estar geral. Pois, tal como preconizado pela OMS, “a saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença”.
As propostas aqui apresentadas procuram, simultaneamente, a prevenção e a promoção da saúde mental nos jovens e, por isso, são pensadas a três níveis fundamentais: ao nível do desenvolvimento de capacidades e competências individuais nos jovens, ao nível do desenvolvimento de capacidades e competências da comunidade educativa e ao nível da redução de barreiras sociais na prevenção e promoção da saúde mental junto dos jovens.
Compreendemos que todos devemos ser capazes de conhecer medidas de prevenção e promoção da sua saúde mental e, para isso, devemos estar informados dos principais sinais a que devemos estar atentos e também dos organismos e instituições a que podemos recorrer sempre que for necessário.
Também a comunidade educativa deve estar bastante informada sobre os desafios da saúde mental dos jovens. Pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos, devem conhecer medidas de prevenção e promoção da saúde mental para que, todos juntos, sejam capazes de cuidar da saúde mental dos jovens com quem se relacionam diariamente.
Compreendemos, também, que só informação e conhecimento não são suficientes para responder aos desafios da saúde mental é necessário também aumentar a capacidade de intervenção dos profissionais de saúde mental junto dos jovens. Por isso, propomos a criação de equipas multidisciplinares de intervenção na saúde mental, em cada agrupamento de escolas, pois entendemos que a intervenção ao nível da saúde mental dos jovens deve ser diária e contínua e, sempre a dois níveis, o da prevenção e o da promoção.


Medidas Propostas
  1. Promoção da literacia em saúde mental nas escolas, através de ações diretas de sensibilização e informação, realizadas por jovens.
  2. Formação específica na área da saúde mental para toda a comunidade educativa.
  3. Criação de uma equipa interdisciplinar de intervenção na saúde mental, em cada agrupamento de escolas.