PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária André de Gouveia, Évora


Exposição de motivos
1. Vivências - A adolescência é uma fase da existência em que as emoções são sentidas de forma mais emotiva do que racional o que, por vezes, provoca um sofrimento incompreendido e vivenciado numa sensação de vergonha, o que pode obstar a um pedido de ajuda. Mas a vida não precisa de ser uma “escada sem corrimão” (como disse o poeta). Subimos sozinhos a escada, por vezes o percurso é escarpado, ladeirento, outras vezes suave, aprazível. Escaladas que nos podem trazer tristeza, depressão, stresse, ou alegria, felicidade, bem-estar. Mas não precisamos de caminhar por uma escada sem corrimão.
2. Problemas - O nosso caminho não precisa de ser solitário. Se a vida, a família, a escola, podem causar problemas de saúde mental nos jovens também é aí que podemos encontrar a solução. Se a pressão da sociedade nos exige sucesso académico e escolar vamos encontrar soluções para o alcançar. Por vezes, para solucionar um problema, basta encontrar mecanismos que promovam a comunicação por forma a minorar e/ou resolver os problemas.
3. Soluções - As medidas que apresentamos tem como principal objetivo dar resposta às dificuldades anteriormente elencadas: combater a solidão e/ou a vergonha, criar canais de comunicação e tornar mais proficiente o uso das tecnologias. Este nosso mundo digital pode não ser parte do problema, mas um instrumento saudável que é usado de forma consciente para a promoção da saúde mental nos jovens.


Medidas Propostas
  1. Criação de um Clube de Debate para reflexão conjunta sobre os problemas vivenciados e realização de workshops temáticos com a participação de especialistas convidados.
  2. Criação de uma linha de apoio anónima associada ao SPO.
  3. Diversificar e multiplicar os instrumentos de avaliação em todas as disciplinas por forma a reduzir a pressão dos testes de avaliação e promover o sucesso.