PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Vendas Novas


Exposição de motivos
A saúde mental é um fator importante que contribui para o bem estar pessoal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde mental como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade que se insere.”
Existem vários fatores que podem comprometer a saúde mental de um indivíduo. Deste modo, se a saúde mental for afetada, esta poderá levar a efeitos negativos na vida de cada um. Portanto, é necessário ter em atenção a importância deste tema, que deve ser abordado, principalmente, nas escolas e instituições de ensino.
Por conseguinte, as nossas medidas podem ajudar no combate de doenças mentais, reconhecendo as dificuldades de cada uma e os melhores métodos para combater as mesmas.


Medidas Propostas
  1. Realização de ações de sensibilização para dar a compreender a importância da saúde mental nos dias de hoje, as causas que levam as pessoas a terem doenças mentais e como lidar com estas. Através de, por exemplo, palestras e atividades lúdicas.
  2. Promover a formação no âmbito da psicologia aos professores, funcionários e alunos.
  3. Criação de espaços e grupos entre as diversas entidades escolares, onde os alunos se sintam seguros para falarem sobre os seus sentimentos e problemas.