PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital/Tábua e Arganil
Exposição de motivos
A adolescência e o início da vida adulta são marcos fundamentais na vida. Entre as importantes alterações desta fase incluem-se as mudanças de escola, o sair de casa e o início da vida académica ou da atividade laboral. Enquanto para muitos são tempos felizes, para outros são momentos de grande stresse e apreensão, que se não forem reconhecidos e adequadamente geridos podem desencadear doença mental. É fundamental promover o bem-estar psicológico, estar atento à saúde mental dos adolescentes e proteger os adolescentes de experiências adversas e fatores de risco que podem afetar o seu potencial de crescimento, com repercussões não só na adolescência como na vida adulta. A prevenção começa com a consciencialização da existência da doença e com a necessidade de estar alerta e compreender os primeiros sinais e sintomas da doença mental. Os pais e professores assumem um papel fundamental na formação de competências dos adolescentes para que consigam lidar com os desafios do dia a dia. A promoção da saúde mental e bem-estar ajuda os adolescentes a aumentar a resiliência, para melhor lidarem com adversidades e situações de conflito e também traz benefícios para a economia e sociedade: com adultos saudáveis a contribuir para o desenvolvimento da atividade em termos laborais, familiares, comunitários e sociais.
Medidas Propostas
- 1. Ações com os alunos que podem ser no formato de dinâmicas, rodas de conversa, em que os alunos possam se expressar sem medos, falar sobre suas angústias e ansiedades, que a escola possa acolher cada história de maneira individual e que pais e familiares consigam também compreender, dar o suporte e intervir para evitar danos maiores.
- 2. Envolver os pais e familiares também é uma das principais iniciativas. É muito importante que saibam identificar e atuar de forma assertiva, bem como saber encaminhar, quando for necessário, aos cuidados profissionais. Isso pode ser feito por meio de reuniões mensais, grupos específicos ou palestras de conscientização.
- 3. Criação de um gabinete da saúde, na escola, com participação de vários profissionais (equipa multidisciplinar). O objetivo é garantir que, a partir da identificação de um problema, o estudante receba o acompanhamento e o apoio que são necessários. Com essa atuação multidisciplinar, a escola passa a ser essencial para o correto encaminhamento.