PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital/Tábua e Arganil


Exposição de motivos
A adolescência e o início da vida adulta são marcos fundamentais na vida. Entre as importantes alterações desta fase incluem-se as mudanças de escola, o sair de casa e o início da vida académica ou da atividade laboral. Enquanto para muitos são tempos felizes, para outros são momentos de grande stresse e apreensão, que se não forem reconhecidos e adequadamente geridos podem desencadear doença mental. É fundamental promover o bem-estar psicológico, estar atento à saúde mental dos adolescentes e proteger os adolescentes de experiências adversas e fatores de risco que podem afetar o seu potencial de crescimento, com repercussões não só na adolescência como na vida adulta. A prevenção começa com a consciencialização da existência da doença e com a necessidade de estar alerta e compreender os primeiros sinais e sintomas da doença mental. Os pais e professores assumem um papel fundamental na formação de competências dos adolescentes para que consigam lidar com os desafios do dia a dia. A promoção da saúde mental e bem-estar ajuda os adolescentes a aumentar a resiliência, para melhor lidarem com adversidades e situações de conflito e também traz benefícios para a economia e sociedade: com adultos saudáveis a contribuir para o desenvolvimento da atividade em termos laborais, familiares, comunitários e sociais.


Medidas Propostas
  1. 1. Ações com os alunos que podem ser no formato de dinâmicas, rodas de conversa, em que os alunos possam se expressar sem medos, falar sobre suas angústias e ansiedades, que a escola possa acolher cada história de maneira individual e que pais e familiares consigam também compreender, dar o suporte e intervir para evitar danos maiores.
  2. 2. Envolver os pais e familiares também é uma das principais iniciativas. É muito importante que saibam identificar e atuar de forma assertiva, bem como saber encaminhar, quando for necessário, aos cuidados profissionais. Isso pode ser feito por meio de reuniões mensais, grupos específicos ou palestras de conscientização.
  3. 3. Criação de um gabinete da saúde, na escola, com participação de vários profissionais (equipa multidisciplinar). O objetivo é garantir que, a partir da identificação de um problema, o estudante receba o acompanhamento e o apoio que são necessários. Com essa atuação multidisciplinar, a escola passa a ser essencial para o correto encaminhamento.