PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Tábua


Exposição de motivos
Atualmente, residimos num país em que o tema “saúde mental” é demasiado falado. Contudo os dados continuam a provar que as doenças mentais em Portugal estão cada vez a piorar, tendo estas um peso de 22,5% no total das patologias, de acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Os jovens estão cada vez mais desmotivados e com mais problemas o que, consequentemente, afeta o futuro dos mesmos. Se são estes os jovens que esperam ser o futuro de Portugal, estaremos à espera de um país completamente prostrado.
Vale relembrar que somos um dos países com maior consumo de antidepressivos, o que é assustador tendo em conta a nossa dimensão geográfica. Mais de 1/4 dos jovens em Portugal já necessitou de medicação para a ansiedade e mais de metade está insatisfeito com o próprio corpo.
Se o alvo da mudança são os jovens, o início da reforma terá de começar na educação. Como todos os jovens frequentam o ensino em Portugal, seria fundamental existir um rastreio psicológico obrigatório e de frequência anual para todos os níveis de ensino, capacitando, assim, as escolas de identificarem atempadamente casos de problemas de saúde mental nos alunos.
Outra via de intervenção, seria formar todo o corpo docente, não docente, alunos e encarregados de educação na área da saúde mental, permitindo-lhes identificar e saber lidar com sintomas e problemas mentais tais como a ansiedade, o isolamento e os transtornos alimentares. Vamos permitir também aos encarregados de educação que percebam que a adolescência na atualidade não é fácil e que têm de saber ajudar os seus educandos nas fases mais difíceis.
Com base numa sondagem feita por uma das listas da nossa Escola, na qual foi perguntado aos alunos do ensino secundário se estes sentiam que a sua vida social tinha impacto na sua saúde mental, 58,4% dos alunos responderam de forma afirmativa. Se, então, o convívio é assim tão importante para o seu bem-estar, porque não apostar numa melhor socialização? Está também provado que a chamada “terapia do riso” é uma das melhores maneiras de melhorar o estado físico e mental. Então, vamos fazer com que os nossos jovens tenham mais tempo para desfrutar das suas amizades e, deste modo, ajudando-os a não pensarem tanto nos problemas. Assim, com a aplicação de uma atividade motivacional, com periodicidade mensal, orientada pelo Diretor de Turma, estaríamos a promover a inclusão de todos os elementos da turma e a fortalecer os seus laços, evitando, deste modo, possíveis isolamentos que possam afetar a saúde mental e promovendo a tal “terapia do riso”.


Medidas Propostas
  1. Rastreio psicológico, promovido pelas escolas, de caráter anual obrigatório em todos os níveis de ensino.
  2. Formação do corpo docente, não docente, alunos e encarregados de educação na área da saúde mental.
  3. Aplicação de uma atividade motivacional, mensalmente, com o Diretor de Turma.