PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Deleg.)


Exposição de motivos
1 – O Cheque da Saúde Mental seria semelhante ao Cheque Dentista. Facilitaria o acesso a acompanhamento psicológico, gratuito, isto é, na área da Saúde Mental, numa lógica de prevenir, diagnosticar e tratar, permitindo que a população com dificuldades económicas possa usufruir, atempadamente, a respostas/serviços na área da Psicologia.
2- O Ajuste do Currículo Escolar no Ensino Secundário, iria manter o tronco comum de disciplinas para todos os alunos, mas permitiria a escolha de qualquer disciplina, como opcional, de acordo com os interesses de cada um. Deste modo, tendo em conta a não obrigatoriedade de escolha de uma disciplina opcional de entre um grupo restrito de opções, os alunos poderão estar mais motivados, contribuindo assim, para a promoção da saúde mental e do bem estar psicológico na escola.
3- Os Grupos de Partilha/ Apoio Psicológico para jovens, seriam divulgados em todos os locais frequentados pelos jovens e visariam a partilha mútua de experiências entre indivíduos que enfrentam problemas similares, estando estes em várias fases de resolução. Esta partilha seria orientada por um profissional de psicologia, num ambiente seguro, permitindo combater sentimentos de desesperança no futuro e solidão, estabelecendo uma sensação de pertença e empatia, e ajudando na compreensão e resolução do problema.


Medidas Propostas
  1. Criação de um Cheque de Saúde Mental
  2. Ajustar o Currículo Escolar do Ensino Secundário, mantendo um tronco comum de disciplinas para todos os alunos, mas permitindo a escolha de qualquer disciplina que seja do interesse do aluno, no âmbito das disciplinas opcionais.
  3. Criação de Grupos de Partilha/ Apoio Psicológico para Jovens