PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Penacova


Exposição de motivos
1- A falta de informação é um dos obstáculos para a intervenção precoce, daí a aposta na prevenção primária com atividades cognitivas para estimular as crianças, explicações, sessões de sensibilização e recursos multimédia informativos, como os vídeos infanto-juvenis sobre a saúde mental. Todos os mass media devem reiterar a estratégia. Segundo a Ordem dos Psicólogos, 1 em cada 5 crianças apresentam problemas de saúde mental. Sessões de terapia em grupo nas escolas com as crianças é uma medida para estimular o hábito de desabafar desde pequenas, para as compreender e ajudar. O evitar das tecnologias é também um fator impactante para a saúde mental. Investigadores descobriram que os comportamentos digitais das crianças podem conduzir a obsessões e compulsões. Por cada hora adicional gasta em tecnologias, os pré-adolescentes tinham 13% mais chances de desenvolver um transtorno obsessivo-compulsivo em dois anos. Defendemos que a escola deve sensibilizar o mais cedo possível esta geração Z sobre alfabetização mediática e informacional na temática da saúde mental.
2- De acordo com a UNICEF existe negligência da saúde mental de cada 1 em 7 crianças e jovens, entre os 6 e 18 anos, no mundo. Um acesso célere a consultas contribui para a melhoria dos cuidados primários. Aumentar em Portugal o nº de pedopsiquiatras é outra medida nos cuidados de saúde mental. Portugal tem 136 pedopsiquiatras no SNS. Juntos, Algarve e Alentejo têm apenas 3. A promoção da investigação clínica de saúde mental é também uma medida e foi apoiada com cerca de 300 mil euros para projetos de investigação nesta área. O Science Awards Mental Health, maior prémio científico da Saúde Mental em Portugal apoia estes projetos de investigação clínica de jovens psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas entre outros desta área, com cooperação dos Estados Unidos. Com finalidade de contribuir para a qualidade de vida dos pacientes com estes transtornos.
3- Apontam-se como problemáticas de Saúde Mental em Contexto Escolar as perturbações de humor, de ansiedade, violência em contexto escolar, problemas comportamentais, perturbações alimentares(...). A prática de Mindfulness no horário das escolas, cerca de 30 ou 45 min, é uma medida de prevenção que pode diminuir a ansiedade e prevenir a depressão tão efetivamente quanto a medicação antidepressiva de manutenção. Apostar na formação dos professores, promovendo mais informação, consciencialização e educação sobre saúde e doença mental, permite aos professores apoiar devidamente os seus alunos. Grupos de terapia para os jovens na escola com psicólogos ou até mesmo com professores especializados na área da saúde mental (daí a formação dos professores), com objetivo de que os jovens se sintam à vontade em desabafar sobre quaisquer problemas que os possam estar a afetar. A medida permitirá a identificação precoce de adolescentes em risco e a referenciação para a ajuda especializada.


Medidas Propostas
  1. Prevenção Primária em matéria de Saúde Mental para uma sociedade mais informada e consciente através de campanhas de sensibilização promovidas por instituições público-privadas, mass media, organizações governamentais e ONGs.
  2. Melhoria dos cuidados prestados pelos serviços públicos e privados para a Saúde Mental da Infância e Adolescência.
  3. Programas de Prevenção e Promoção da saúde mental nas Escolas para os Jovens visando-se benefícios a curto e longo prazo, incluindo-se o bem-estar emocional e social e melhor desempenho académico.