PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz


Exposição de motivos
Infelizmente, em pleno século XXI, o mundo passou por uma pandemia gravíssima, a Covid -19, que teve um enorme impacto na saúde mental em nós jovens. Este impacto levou a um maior aumento de sintomatologias preocupantes, tais como a depressão e ansiedade. Tendo consciência que estas sintomatologias estão a agravar, apesar de termos voltado às nossas rotinas diárias, consideramos por isso, que cada vez mais, é fundamental e importante consciencializar não só a sociedade, mas também as famílias, as escolas e o sistema político para a necessidade da promoção e manutenção da saúde mental dos jovens. Deste modo, as nossas medidas vão de encontro a um papel mais interventivo e ativo da nossa parte, tanto na comunidade escolar como a nível familiar. Ou seja, debater e alertar que o facto da pandemia ter trazido consequências, tais como o isolamento social, o encerramento das escolas, a falta de contacto pessoal com os colegas, amigos e professores, o uso excessivo da Internet e das redes sociais, a diminuição da atividade física, a necessidade de gestão e reorganização de espaços sociais, e, ainda, as alterações na dinâmica de comportamentos e relações familiares, estas consequências não desapareceram e inclusivamente pioraram a saúde mental. Posto isto, o nosso objetivo é ajudar a encontrar formas de amenizar ou prevenir sintomas em que possamos tranquilizar os jovens da nossa idade em relação ao futuro que nos espera, em prol da saúde e segurança de todos, bem como garantir que os pais e professores estão igualmente atentos.


Medidas Propostas
  1. Dinamizar uma ação de sensibilização para pais, cuidadores e professores sobre a temática - competências pessoais - que inclua a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da saúde mental, da resiliência e autorregulação dos adolescentes em contexto escolar e social.
  2. Promover nas redes sociais dicas/estratégias para os jovens aprenderem a lidar de forma assertiva com situações que causam pressão, ansiedade e stress.
  3. Desenvolver na disciplina de Educação Física aulas de promoção da saúde mental através de práticas de meditação e yoga.