PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional da Figueira da Foz


Exposição de motivos
Entende-se por Saúde Mental o bem-estar emocional, psicológico e social de uma pessoa. Também determina como um ser humano lida com o stress e como se relaciona com os outros e toma decisões.
Saber como cuidar da saúde mental é fundamental para que o indivíduo consiga lidar com diferentes situações e emoções naturais e comuns do nosso convívio. Por isso, uma vez que a pessoa tenha saúde mental de qualidade, poderá sentir-se bem consigo e com aqueles que estão à sua volta. Dessa forma, poderá conviver melhor em sociedade. Além de que ter saúde mental, evita o desenvolvimento de uma série de doenças que podem prejudicar a vida em geral.
Cuidar da saúde física, ter boas relações interpessoais, diminuir o tempo online, priorizar o sono e, logicamente, ter objetivos de vida, ajudam para uma boa saúde mental.
Por isso mesmo, as nossas primeira e terceira medidas, para que os jovens possam estar informados de todos problemas que podem surgir ao longo dos anos e, de uma forma mais prática e dinâmica, possam ver esclarecidas as suas dúvidas e saber como agir em determinadas situações.
Consideramos também que é importante para os jovens saberem o que querem ser no futuro e qual a profissão que querem seguir. Este tipo de insegurança pode contribuir de forma grave para o desequilíbrio emocional dos jovens e afetar assim a sua saúde mental. Daí a nossa segunda medida. Por outro lado, é frequente que a sociedade tenha preconceitos para com as pessoas que, de alguma forma sofreram de doenças mentais e, uma vez recuperadas, devem reingressar na sua vida profissional, familiar e social, com total plenitude. Isto não pode acontecer, pois estas pessoas têm direito a ter uma vida tão normal e produtiva quanto possível.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma plataforma online, dinâmica para que haja uma interacção entre os jovens e os profissionais competentes.
  2. Organização de uma feira, pelos municípios, em articulação com as escolas, onde os jovens possam experienciar várias atividades para melhor perceberem a sua vocação.
  3. Dinamização de ações de sensibilização / formação no âmbito da saúde mental para possíveis sinais de alerta.