PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova


Exposição de motivos
1. As decisões acertadas evitarão vários problemas no futuro. Na momento da decisão vocacional é fundamental um acompanhamento que proteja os jovens, durante o seu percurso escolar, de instabilidade emocional / desmotivação / ansiedade e … outros problemas do foro mental.
2.A ocupação de tempos livres, escolares ou extraescolares, com atividades atrativas que promovam o bem estar do jovem podendo funcionar como prevenção de problemas mentais.
3. Conversar é um bom remédio. Em momentos difíceis torna-se importante compartilhar ideias, vivências e problemas privilegiando o diálogo e, assim, procurar o desejado equilíbrio mental. Pequenas conversas podem resultar como um tónico que previna a saúde da mente.


Medidas Propostas
  1. a criação de um período para acompanhamento vocacional com especialista para os jovens do 9ºano e do secundário (orientação aos jovens que se encontram desinformados ou com incertezas sobre que área ou curso seguir após o 9º ano ou o 12ºano); muitas vezes os jovens encontram -se stressados à procura de uma resposta sobre como será o seu futuro e quais são as os cursos que poderão ter em mente;
  2. concretização de atividades práticas com o objetivo proporcionar aos jovens um maior conhecimento sobre todas as oportunidades e trabalhos que poderão usufruir no futuro ( atividades como cozinhar, dançar, tocar um instrumento, cantar, que ajudam os jovens a perceber o que mais apreciam e qual é uma provável "porta aberta" no futuro); além disso, estas atividades irão ajudar os jovens a relaxar e permitirão uma melhoria da saúde mental, uma vez que estas, proporcionam momentos de descontração,
  3. criação de grupos de ajuda entre os jovens onde ocorrerá a compartilha de ideias, experiências e sentimentos que percorrem a cabeça de cada um todos os dias; estes grupos torná-se-ão um local seguro e confortável onde possa ocorrer esta compartilha e onde, eventualmente, se farão novas amizades; a existência de mais psicólogos, terapeutas e pedopsiquiatras nas escolas para um acompanhamento regular aos alunos, também seria de uma grande importância.