PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra


Exposição de motivos
Medida 1: Esta iniciativa seria importante pois permitiria aos alunos terem um espaço onde poderiam socializar com os pares e onde mais facilmente estariam disponíveis para expor os seus problemas. Nas escolas ainda persiste o estigma da saúde mental o que inibe muitos jovens de pedir ajuda. Neste espaço, e através das atividades aí dinamizadas, os jovens podiam envolver-se e encontrar formas de gerir as suas emoções.

Medida 2: Os técnicos especializados, nomeadamente os psicólogos, são recursos fundamentais nas escolas principalmente num período pós pandemia. Os jovens passam a maior parte do seu dia na escola e é aí que se detetam os problemas comportamentais e sociais que têm vindo a aumentar nos últimos anos. Estes problemas têm impacto no desempenho académico, em problemas disciplinares (Bullying, por exemplo), absentismo, retenção e abandono escolar bem como em no seu bem-estar geral. Para fazer face a esta realidade, é necessário implementar estratégias de prevenção nas escolas mas também fora delas, nomeadamente, nas áreas de residência dos alunos/ juntas de freguesia/ centros de saúde. Esta articulação/parceria entre a escola e as juntas de freguesia/centros de saúde seria importante para poder prestar apoio aos jovens nos momentos em que não se encontram na escola.

Medida 3: É importante implementar a aprendizagem básica da Lingua Gestual Portuguesa a toda a comunidade escolar pois só assim se cria uma escola verdadeiramente inclusiva, onde os alunos surdos se possam sentir integrados e possam expor os seus problemas. A comunicação é fundamental para as relações interpessoais, não se conseguir expressar e ser entendido constitui uma barreira não apenas para a socialização como para o próprio desenvolvimento do individuo.


Medidas Propostas
  1. Criação de salas de convívio nas escolas onde os alunos possam ter acesso a locais que lhes permitam momentos de isolamento e introspeção bem como atividades lúdicas ( teatro, música,leitura...) através das quais os alunos teriam oportunidade de expressar e gerir as suas emoções. Estas atividades seriam dinamizadas pelos alunos que mostrassem interesse em fazê-lo, como também por técnicos especializados em diferentes áreas.
  2. Aumento de equipas multidisciplinares nas escolas ( psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais...) que pudessem fazer um acompanhamento mais próximo da comunidade escolar na deteção, diagnóstico e encaminhamento de casos. Estas equipas trabalhariam em articulação com as juntas de freguesia onde existiriam espaços destinados para o acompanhamento dos jovens.
  3. Aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa (LGP) desde o primeiro ao terceiro ciclo. No 1º ciclo seria integrada numa atividade de enriquecimento curricular (AEC). No segundo ciclo seria incorporada na disciplina de cidadania e desenvolvimento. No 3ºciclo deveria ser uma oferta de escola.