PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Técnico Profissional de Cantanhede


Exposição de motivos
A primeira medida visa incluir no quotidiano escolar ou até mesmo, através da inclusão de um módulo ou disciplina, sobre a saúde mental para chamar à atenção para os acontecimentos que podem contribuir para o aumento da ansiedade, o mau estar psicológico, a depressão, a dependência de drogas, de álcool, o atraso mental e as demências na nossa idade. Assim, com os jovens mais informados será cada vez menos frequente o desenvolvimento de patologias associadas à saúde mental. Deste modo, contribuiremos para uma sociedade mais saudável com menos problemas mentais, como tem acontecido connosco jovens em geral. Ou seja, queremos ultrapassar tudo isto com ferramentas disponibilizadas pelos profissionais desta área.
Relativamente à segunda medida, ao reforçar a rede de psicólogos escolares, estamos a fazer com que os alunos que têm mais problemas os consigam derrotar. Com esses psicólogos e também técnicos que para além de ajudar na hora, acompanham o estado geral dos alunos descobrindo e desmistificando cada vez mais os problemas que os acompanham. Será mais frequente e haverá mais necessidade destes profissionais, porque as gerações que agora estão a iniciar e acabar a sua vida académica, não estão preparados para ultrapassar desafios e obstáculos que irão aparecer no decurso da sua vida profissional. Foram educados por uns pais que tiveram as suas dificuldades e que não quiseram que nada faltasse aos filhos, não ficando estes preparados para respostas negativas ao que pretendem.
Por fim, relativamente à terceira medida, a maior parte dos docentes que se profissionalizaram em tempos que não eram usuais as patologias derivadas à saúde mental, inclusivamente eram assunto tabu e tratado com preconceito, não têm a preparação técnica suficiente que permita a identificação e apoio aos alunos nestas circunstâncias. E, nós jovens, cada vez mais precisamos de acompanhamento de pessoas com formação para nos dar dicas e as tais ferramentas que podem marcar a diferença numa situação de patologia de saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Organização/implementação de mais projetos e sessões de esclarecimento sobre saúde mental em âmbito escolar.
  2. Reforçar a rede de psicólogos escolares e de outros técnicos especializados (professores de educação especial, por exemplo) na área da saúde mental.
  3. Investir mais na formação de docentes e não docentes na área da saúde mental.