PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede


Exposição de motivos
O estabelecimento de relações interpessoais saudáveis é imprescindível, não só num futuro profissional, mas também, e sobretudo, no relacionamento com todos, de uma forma muito especial com aquelas pessoas que têm maiores dificuldades de interação com os outros.
Tendo em conta os condicionalismos do mundo atual, é urgente saber lidar com os sentimentos de cada um e saber viver em sociedade, gerindo as relações que estabelecemos com as outras pessoas, de forma a refletir sobre as nossas atitudes e tomar decisões assertivas, dialogando e apoiando-nos uns aos outros. Neste âmbito, os grupos de apoio entre amigos, os desportos coletivos e a participação em determinadas experiências desafiantes permitem um maior conhecimento mútuo.
No que se refere ao ambiente escolar, seria importante criar espaços mais agradáveis, com música, salas decoradas com imagens acolhedoras que trouxessem felicidade e bem-estar, mais “isoladas”, mais distantes da agitação inerente à atividade letiva, onde os alunos poderiam conviver, dialogar e mais facilmente pedir apoio. Para além disto, deveriam existir mais espaços verdes, com sombras e equipamentos de lazer, que permitissem “limpar” a mente.
Nas imediações das escolas seria igualmente importante a criação de espaços verdes e acolhedores em detrimento de cafés, supermercados, casas em ruínas e abandonadas.
Também se afiguraria benéfica a existência de Podcasts que funcionassem como grupos de autoajuda para comunicar/partilhar/testemunhar experiências com o objetivo de melhor lidar com os problemas de saúde mental e promover o bem-estar. Os alunos poderiam dinamizar palestras e produzir vídeos a partilhar nas redes sociais, designadamente no Facebook do Agrupamento/escola e, posteriormente, poderiam criar um site, ou página própria na rede social, com o objetivo de dar a conhecer a temática da saúde mental em todas as idades.
É imprescindível que as escolas usufruam de um maior número de psicólogos de forma a permitir resposta às inúmeras solicitações. Com a ajuda de uma “caixa de sugestões”, onde os alunos colocariam as suas preocupações, receios e angústias, os psicólogos da escola realizariam sessões, não só para resolver/ minimizar essas inquietações, mas também para criar mecanismos que permitam controlar a ansiedade e agir em momentos de pânico. Igualmente importante se afigura a dinamização de sessões para professores, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e demais elementos da comunidade educativa, de modo a despoletar e intensificar o convívio intergeracional.


Medidas Propostas
  1. Gestão de relações interpessoais.
  2. Criação de ambientes mais acolhedores a nível escolar.
  3. Maior acompanhamento/ disponibilidade de apoio psicológico, para uma melhor autorregulação e inteligência emocional.