PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas da Lousã


Exposição de motivos
A saúde mental é fulcral para que os jovens consigam potencializar ao máximo as suas competências e energias. Uma vez que este tipo de problemas se tem acentuado e que esta situação pode causar grandes danos no seu futuro consideramos importante tomar medidas que previnam a doença nos jovens e que os ajudem a ultrapassar.


Medidas Propostas
  1. Criar um Site onde as pessoas possam compartilhar anonimamente e não só, as suas situações pessoais e, dessa forma, encontrar apoio em outras que passem pelos mesmos problemas.
  2. Dedicar um dia para a saúde mental nas escolas, por exemplo no dia 10 de outubro, Dia Internacional da Saúde Mental, substituindo as aulas por atividades viradas para este tema, como palestras com psicólogos, workshops, tempo de meditação em grupo, e até apresentação de trabalhos de diferentes turmas sobre o tema.
  3. Aprofundar a política de saúde mental nas escolas (aumentar a equipa de técnicos, criar um espaço adequado para o apoio aos alunos, publicitar a existência destes centros e criar a formação dos mentores escolares para este tema).