PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Figueira da Foz


Exposição de motivos
Justificação da Medida 1: Considerando que parece haver uma correlação entre a condição económica das pessoas e a sua tendência para experienciarem problemas psicológicos seja pela sua precaridade financeira, pela natureza da sua dieta alimentar ou com pelo facto de não conseguirem trabalho, seja pelo aumento da inflação que encarece cada vez mais o preço dos produtos de primeira necessidade, o acesso gratuito a consultas de especialidade (Psicologia) contribuirá decisivamente para a melhoria da qualidade de vida individual.

Justificação da Medida 2: Considerando que os jovens necessitam de mais informação sobre como lidar com a sua saúde mental e com as atividades atuais e futuras da vida, já que há uma correlação direta e positiva entre determinantes e fatores condicionadores da qualidade da saúde mental dos jovens e o desenvolvimento de doenças e transtornos do for mental e psiquíco.

Justificação da Medida 3: Considerando que os adultos desvalorizam sistematicamente os problemas da adolescência, nomeadamente, aqueles que são indicadores de que alguma coisa pode vir a correr mal ou já não está bem no equilíbrio mental dos jovens, torna-se necessário esclarecer sobre os factos da saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Criação de um subsídio para a especialidade de Psicologia para os jovens mais carenciados, com existência de escalões, à semelhança dos escalões do apoio social escolar.
  2. Inclusão da in-formação obrigatória no âmbito dos tópicos da inteligência emocional e da literacia financeira na área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Sessões de in-formação para as famílias no âmbito da saúde mental dinamizadas pelos centros de saúde, juntas de freguesia e escolas.