PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Sertã


Exposição de motivos
Metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado, alerta a Organização Mundial da Saúde. Será importante que a comunidade escolar, bem como as famílias estejam alerta e compreendam os primeiros sinais e sintomas.
Portugal é o segundo país com maior prevalência de doenças mentais da Europa (22,9%) e que a pandemia COVID-19 veio agravar a situação, em particular nas crianças e jovens. Não tratar a doença mental, particularmente na adolescência, poderá trazer sérias consequências na vida adulta.


Medidas Propostas
  1. Divulgação da importância da saúde mental através de meios publicitários, como a inserção deste tópico no programa da disciplina de cidadania, de forma a quebrar o estigma que ainda lhes é característica. Também relacionada com a disciplina de cidadania, estaria a realização de atividades por esta promovidas dentro do tema da saúde mental (sessões de formação para pais, atividades de motivação, entre outros).
  2. Investimento na transparência e ambiente de partilha entre alunos, professores, pais e não docentes e respetiva educação para a saúde mental (promovida pelos psicólogos escolares). Isto deve resultar do alargamento, por parte do Governo português, do espaço orçamental dirigido ao setor da saúde mental e o melhoramento das condições laborais dos psicólogos escolares.
  3. " Criação de um website com várias funções relacionadas com a saúde mental: artigos informativos acerca dos mais diversos transtornos e doenças mentais, divulgando causas, sintomas, entre outros; contactos SOS úteis, preferencialmente perto da sua área; possibilidade de contacto com pessoas da mesma faixa etária que passam ou passaram pelas mesmas circunstâncias mentais, de forma a trocarem impressões e entreajuda e evitar a solidão."