PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Tecnológica e Profissional da Sertã


Exposição de motivos
Com a criação desta duas medidas, a nossa lista, representante da ETPS, tenciona ajudar todos os jovens, comunidade escolar e famílias dos mesmos , no sentido de proporcionar meios e recursos que ajudem de forma mais eficiente e prática aqueles. Estes meios e recursos permitirão combater os problemas de saúde mental, emocional, relacional e social, por forma a melhorar não só a socialização entre pares, mas, sobretudo criar bem estar pessoal e individual, para que a nossa sociedade seja mais equilibrada e ponderada, permitindo a todos o exercício de plena cidadania.


Medidas Propostas
  1. Criação de um gabinete de acompanhamento de “Saúde Mental, Emocional, Afetivo e Social” nas escolas, em todos os ciclos, desde o ensino pré-primário ao ensino secundário e profissional, aberto toda a comunidade local: os alunos, pais, encarregados de educação, professores, educadores, grupo não docente.
  2. Criação de uma disciplina “Mentoria Emocional e Bem Estar” aberta a toda a escolaridade, desde o ensino pré-escolar até ao 12º ano, com inscrição opcional, um tempo letivo semanal, lecionada por psicólogos, técnicos de ensino especial, técnicos de saúde entre outros técnicos necessários e, conforme necessidade, a existência de um acompanhamento individual após análise geral na disciplina criada.
  3. Implementação de um ginásio "Corpo São, Mente Sã", em todas as escolas, aberto a todos os alunos, sem carácter obrigatório, mas com inscrição prévia, cada turma terá direito a duas ou três horas semanais, em horário letivo ou/e pós letivo, espaço conforme a disponibilidade do horário escolar e dos recursos humanos.