PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional da Raia - Idanha-a-Nova


Exposição de motivos
Cada vez mais estamos conscientes e temos conhecimento que a vida em sociedade, com todos os seus desafios, exigências nos coloca à prova diariamente. Estas vivências têm por vezes um grande e forte impacto na vida, que podem levar a problemas de saúde mental, que nem sempre são diagnosticados, tratados, ou sequer conhecidos, por quem os tem ou por aqueles que nos rodeiam.
Metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado, alerta a Organização Mundial da Saúde. É por isso importante que pais e professores estejam alerta e compreendam os primeiros sinais e sintomas – não tratar a doença mental na adolescência traz sérias consequências na vida adulta.
Neste contexto é nosso propósito propor medidas que deem a conhecer o que é a Saúde mental nos jovens, os desafios e também contribuir com algumas respostas para tentar minorar e, talvez resolver alguns desses problemas.


Medidas Propostas
  1. Criar uma disciplina que aborde o Tema “Saúde mental”, transversal a todos os anos de ensino, desde 1º ciclo até ao secundário, lecionada por vários profissionais de saúde. Nesta deverão fazer parte do currículo todas as áreas da saúde mental, desde sintomas, doenças, causas, consequências das mesmas, de forma que todos os jovens possam ter um maior conhecimento da área. Desta forma os jovens terão uma maior sensibilidade e conhecimento para se conhecer e conhecer os outros.
  2. Criação de blogue escolar, para apoio dos alunos em termos de saúde mental. Desta forma, os jovens poderiam recorrer e ter apoio, evitando a exposição perante os seus pares, visto este ser ainda um dos motivos que leva à tentativa de esconder os seus problemas, medos e dúvidas, relativamente à saúde mental.
  3. Criar associações recreativas nas diferentes aldeias dos concelhos onde se inserem as escolas, com o objetivo de acabar por minimizar a solidão e isolamento dos jovens nos tempos livres. Estas associações proporcionariam atividades de lazer, lúdicas e até de apoio solidário a todos. As associações seriam criadas com o apoio das juntas de freguesia, que disponibilizariam o espaço e as condições estruturais para os encontros e prática das atividades. Poder-se-ia também envolver outras associações