PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova


Exposição de motivos
1. As linhas telefónicas de apoio à saúde mental disponibilizam ajuda a todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade e depressão, e que manifestam risco de suicídio. Porém, é necessária uma maior exposição destas linhas aos jovens, garantindo um suporte emocional relevante para os mesmos. Por outro lado, estas linhas poderiam ser divulgadas por professores em programas de educação para a saúde (mental). As linhas telefónicas de saúde mental poderão ser cruciais para pessoas que precisam de falar com alguém sem receio de serem julgadas e de forma anónima. Um telefonema pode salvar vidas.

2. Com a criação de um plano de prevenção será mais acessível a identificação precoce de doenças mentais, como a depressão e a ansiedade. Este plano tem como foco principal uma campanha para estimular a comunidade escolar a rastrear potenciais psicopatologias e, desta forma, ter um acesso eficaz a medicamentos, devidamente receitados, e consultas psicológicas. Além disso, o trabalho em parceria com os serviços de saúde e organizações comunitárias é essencial para garantir que os pacientes recebam o melhor tratamento.

3. A Saúde Psicológica permite às crianças e jovens desenvolverem-se psicologicamente, emocionalmente, socialmente e intelectualmente. A escola é um dos contextos primordiais que mais contribui para prevenir futuros problemas e para promover a saúde psicológica de toda a sociedade. A promoção da Saúde Psicológica Escolar está diretamente relacionada com uma educação de qualidade e opera de modo consistente ao longo do contexto escolar e dos serviços escolares. Neste âmbito, a intervenção dos Psicólogos em palestras e outras conversas direcionadas, nas escolas, seria fundamental para contextualizar, avaliar e capacitar os elementos da comunidade escolar. Essas mesmas palestras seriam gravadas e seguidamente divulgadas de forma devida, para que quem não teve a oportunidade de estar presente possa também assistir às palestras de forma virtual.


Medidas Propostas
  1. Criação de linhas telefónicas de apoio à saúde mental, especialmente, nas faixas etárias mais novas. Promover a sua divulgação, através dos meios de comunicação e de organizações de saúde mental/grupos de apoio, para garantir a sua normalização entre os recursos de apoio à saúde mental.
  2. Organização de planos de prevenção locais, a nível dos Centros de Saúde, distribuídos pelo território nacional, cujo foco seja a prevenção e o diagnóstico atempado de doenças mentais.
  3. Realização de palestras nas escolas, bimensalmente, dinamizadas por profissionais de saúde mental. Estas conversas seriam dirigidas a Encarregados de Educação, Docentes e Alunos, poderiam ser gravadas e, posteriormente, divulgadas de forma apropriada, entre os elementos da comunidade escolar.